Conteúdo da Notícia

Gizela Costa recebe título

Ouvir: Gizela Costa recebe título

Cidade Pág. 10 10.10.2009
DOUTORA HONORIS CAUSA
Magistrada recebeu a comenda da UVA, em Sobral, pelo relevante serviço educacional e jurídico prestado
Sobral. A desembargadora Gizela Nunes da Costa, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), recebeu ontem o título de Doutora Honoris Causa, concedido pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), no auditório central do Campus da Betânia.
A magistrada foi escolhida para receber a comenda por conta das contribuições relevantes prestadas, tanto ao Judiciário como ao Ensino Superior cearense, principalmente no município de Sobral.
O diploma Honoris Causa foi entregue à homenageada durante sessão ordinária do Consuni. A indicação foi aprovada, por unanimidade, na sessão do Conselho Universitário presidida pelo reitor Antonio Colaço Martins, em 11 de setembro.
“A UVA, prestando essa homenagem à desembargadora Gizela Nunes da Costa, além de reconhecer os méritos pessoais dela, e de suas ações nas mais variadas áreas em que se destaca, distingue, entre seus ex-alunos e professores, uma aluna e professora notáveis, pois que ela cursou Letras, na Faculdade de Filosofia Dom José, e História, na Universidade Estadual Vale do Acaraú, enquanto também lecionava”. A declaração é do chefe de Gabinete da Reitoria e professor do Curso de Direito, José Luís Lira, autor da indicação do nome da desembargadora Gizela.
O título de Honoris Causa, concedido a personalidades que tenham prestado importante contribuição a uma instituição de ensino, concede também a alcunha de doutor, mesmo sem o agraciado ter cursado doutorado. “Esse título representa muita coisa. É o coroamento da minha vida acadêmica como professora”, declarou a homenageada, que pretende agora, se dedicar à Academia Fortalezense de Estudos e Letras.
Diversas personalidades receberam o título honorário de doutor da UVA. Entre os mais conhecidos estão os escritores Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz e Alcides Pinto, os ex-governadores Gonzaga Mota e Tasso Jereissati e o governador Cid Gomes.
Perfilda homenageada
Natural do município de Caucaia, Gizela Nunes da Costa graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1963. Em 1970, bacharelou-se em Administração pela mesma instituição. Cursou também a UVA e a Faculdade de Filosofia Dom José, em Sobral, bacharelando-se em História e Letras.
Ingressou na magistratura em 1966, mediante concurso público, sendo nomeada para o cargo de juíza substituta da Comarca de Reriutaba. Três anos depois, foi nomeada juíza da Comarca de Canindé.
WILSON GOMES
COLABORADOR