Conteúdo da Notícia

Fundação Abrinq apoiará Varas da Infância e Juventude no país

Ouvir: Fundação Abrinq apoiará Varas da Infância e Juventude no país

07.05.09
As Varas da Infância e Juventude poderão contar com o apoio da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente na implantação de programas que envolvam os Direitos da Criança e do Adolescente. Na abertura do Fórum Nacional da Infância e Juventude, nesta quarta-feira (06/05), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília, o presidente da entidade, Synésio Batista da Costa, disse que s Abrinq faz a sua parte em buscar recursos, no meio empresarial, para promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, conforme proposta do Fórum Nacional da Infância e da Juventude.
A Abrinq, que tem um orçamento anual de R$ 15 milhões, firmou convênio com o CNJ em dezembro do ano passado para atuação conjunta no incentivo à expansão do registro civil, no combate à exploração sexual infantil, na implantação do Cadastro Nacional de Adoção e no apoio às Varas da Infância e da Juventude. O presidente da instituição colocou à disposição dos magistrados das Varas da Infância e da Juventude informações sobre as iniciativas efetivadas nas organizações não governamentais relacionadas à crianças. Segundo ele, as informações sistematizadas estarão disponíveis na página eletrônica da entidade.
Batista da Costa elogiou a atuação do CNJ com relação aos trabalhos desenvolvidos com crianças e adolescentes e assegurou que, graças à atuação da Abrinq, não há mais trabalho infantil na cadeia produtiva.
Criada em 1990, ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Abrinq atende hoje 13 mil crianças em 450 diferentes localidades e nos mais diversos programas oferecidos. Segundo o dirigente, são 1,2 mil empresas amigas das crianças ?e 2 mil prefeituras já assinaram convênios com a nossa fundação?.