Conteúdo da Notícia

Fórum de Aquiraz recebe workshop sobre autoexame da mama

Fórum de Aquiraz recebe workshop sobre autoexame da mama

Ouvir: Fórum de Aquiraz recebe workshop sobre autoexame da mama

O Fórum da Comarca de Aquiraz, a 32km de Fortaleza, recebeu, nesta sexta-feira (17/02), workshop com o tema “Autoexame da mama: a prevenção é o segredo.” O evento, promovido pela Divisão de Saúde Ocupacional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), ocorreu no Salão do Júri e reuniu magistradas, servidoras e mulheres que aguardavam audiência na unidade.
Para a juíza Mônica Lima Chaves Coutinho, titular da 1ª Vara de Aquiraz, a iniciativa é importante porque o Fórum concentra mais de trinta mulheres e muitas esquecem de cuidar da saúde. “Nossa rotina é corrida e às vezes acabamos sem fazer uma pausa para nos cuidar. Com essa palestra, focamos na necessidade da prevenção para uma melhor qualidade de vida”.
Segundo Aline Oliveira, enfermeira que está à frente da atividade, o objetivo é incentivar o autoconhecimento, além de esclarecer dúvidas e conscientizar sobre a importância da realização do autoexame para o rastreamento precoce do câncer de mama. Ela explicou que o teste deve ser feito oito dias após a menstruação. Mulheres na menopausa ou que fazem uso contínuo de anticoncepcional devem escolher um dia no mês para repetir o exame.
A enfermeira do TJCE alerta que, ao perceber caroço fixo e endurecido nas mamas ou axilas, pele avermelhada, secreções e alterações no mamilo, é necessário procurar imediatamente um médico para fazer a investigação.
Silvia Helena Teodoro da Silva tem 42 anos e trabalha na cantina do Fórum. O workshop a alertou para a necessidade de se cuidar mais. “Estou há dois anos sem ir ao médico, mas já vou marcar uma consulta. Agora também vou fazer o autoexame. Prevenção é tudo, né?”, disse.
A cozinheira Beatriz Ana da Silva, que aguardava audiência, foi convidada para participar e adorou a iniciativa. “Minha mãe teve câncer há alguns anos e eu sei que também posso ter, já que a genética influencia. Depois dessa palestra, vi que preciso me cuidar mais e fazer o autoexame todo mês. Com saúde não se brinca”.
O workshop, que já foi realizado no TJCE no último dia 14, também vai ocorrer no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, na próxima quarta-feira, dia 22 de fevereiro, às 8h30.