Conteúdo da Notícia

Exposição de livros jurídicos para comemorar Dia da Justiça terá início em 1º de dezembro no TJCE

Exposição de livros jurídicos para comemorar Dia da Justiça terá início em 1º de dezembro no TJCE

Ouvir: Exposição de livros jurídicos para comemorar Dia da Justiça terá início em 1º de dezembro no TJCE

Você já imaginou ter acesso a um livro de Direito do período em que o Brasil ainda era colônia de Portugal? Isso será possível durante a exposição “Os livros jurídicos no Brasil: Colonial, Reino, Império e República”, que estará em cartaz no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), de 1º a 15 de dezembro, em comemoração ao Dia da Justiça, celebrado anualmente no dia 8 do referido mês.
As Ordenações do Reino – Afonsinas, Manuelinas e Filipinas, que serviram de referência na formação do Direito Brasileiro no período do Império, estão entre as cerca de 50 obras que poderão ser apreciadas durante a mostra. Destaque também para “Doutrina das Acções”, de José Homem Corrêa Telles, “Primeiras linhas sobre o Processo Civil”, de Joaquim José Caetano Pereira e Souza, e “Tratado enciclopédico, prático e crítico sobre as execuções”, de Manuel de Almeida e Sousa de Lobão.
Os livros raros são do acervo pessoal do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, que teve a ideia de promover a exposição e recebeu apoio dos demais integrantes da 3ª Câmara de Direito Público de TJCE.
“Há muitos anos eu tinha vontade de promover um evento alusivo ao Dia da Justiça e agora vou conseguir realizar o desejo de trazer essas relíquias para exposição no Tribunal. Será uma verdadeira viagem pela história da Justiça no nosso país”, disse o desembargador.
Segundo o magistrado, a Assessoria da Biblioteca do Tribunal já está fazendo a seleção dos livros para montar a exposição. Ele acrescenta que cada obra contará com fichas informativas e o público ainda poderá esclarecer dúvidas com a equipe técnica. As Assessorias de Comunicação e de Cerimonial do Poder Judiciário também estão envolvidas no projeto.
SERVIÇO
Evento: Exposição “Os livros jurídicos no Brasil: Colonial, Reino, Império e República”
Quando: 1º a 15 de dezembro
Horário de visitação: 9h às 18h
Local: Hall do 3º andar do Palácio da Justiça