Conteúdo da Notícia

Estudantes de Redenção visitam o Tribunal de Justiça

Estudantes de Redenção visitam o Tribunal de Justiça

Ouvir: Estudantes de Redenção visitam o Tribunal de Justiça

Alícia Maria Silva tem 16 anos. Natural de Redenção, a 52 km de Fortaleza, a estudante não sabia que a primeira juíza do Brasil havia nascido na mesma cidade. Descobriu nesta quinta-feira (12/03), ao visitar o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). “A nossa visão era muito restrita sobre o que é um Tribunal. Mas depois de conhecer o Memorial, por exemplo, soubemos até que existe uma conterrânea que contribuiu com a Justiça, a desembargadora Auri Moura Costa”.

A jovem faz parte do grupo de 30 alunos Curso Técnico em Comércio, da Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa. Os estudantes estavam acompanhados da coordenadora pedagógica Irlana Balduíno, da diretora Nayane Costa e do coordenador do curso, Marlio Souza.

Eles conheceram o Memorial do Poder Judiciário, a Biblioteca e o auditório onde ocorrem as sessões do Pleno e do Órgão Especial. Além disso, assistiram a vídeo que mostra o funcionamento e as unidades da Justiça cearense.

Ao final da visita, cada estudante ganhou a coleção do curso de extensão universitária “Cidadania Judiciária”, promovido pelo TJCE no ano passado. Além desse material, a Escola recebeu o livro sobre os 140 Anos do Tribunal.

Henrique Meneses, de 15 anos, gostou da experiência. “Trouxe novas informações e conhecimentos sobre a história do Poder Judiciário”. O professor Marlio Souza considerou “a visita técnica importante para que eles vejam na prática como funciona o Poder Judiciário, até porque o curso tem uma disciplina de Direito Empresarial”.

A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, parceria das Assessorias de Cerimonial e Institucional. O objetivo é esclarecer a sociedade sobre o funcionamento das unidades judiciárias. Escolas e faculdades interessadas em participar devem ligar para 85 – 3207.7044/7052.