Conteúdo da Notícia

Estudantes analisarão a contribuição de Clóvis Beviláqua para o Direito

Ouvir: Estudantes analisarão a contribuição de Clóvis Beviláqua para o Direito

28.09.09
A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) receberá do dia 8 de outubro a 9 de novembro de 2009 inscrições para o Concurso de Redação Clóvis Beviláqua destinado a estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino, nos níveis fundamental e médio, com idade entre 11 e 14 anos.
O concurso faz parte da programação do sesquicentenário de nascimento do renomado jurista cearense, autor do projeto do Código Civil Brasileiro. O tema da dissertação é ?A Contribuição de Clóvis Beviláqua para o Direito?.
A inscrição será feita pelo aluno interessado na própria secretaria da escola na qual esteja matriculado. O formulário de inscrição será fornecido pela Esmec e disponibilizado na página eletrônica (www.tjce.jus.br/esmec).
O concurso objetiva incentivar o estudo e a pesquisa entre os alunos da rede pública, estadual e municipal, incentivando-os a persistirem na busca do conhecimento, ao tempo em que homenageia o maior de todos os juristas cearenses, verdadeiro exemplo de cidadão brasileiro, por ocasião do transcurso de seu sesquicentenário de nascimento.
O edital, assinado pelo desembargador Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira, diretor da Esmec, estipula que o concurso será composto por fases, sendo sumariamente eliminadas do certame as redações que fujam, total ou parcialmente, ao tema estabelecido.
A primeira fase avaliará a qualidade da grafia do candidato concorrente, sob os aspectos estéticos, de caligrafia e facilidade de compreensão. A fase seguinte examinará os aspectos gramaticais do texto redigido, com a obediência às regras de ortografia, concordância e regência.
A terceira fase consistirá de exame do conteúdo do texto, a fim de verificar, entre outros critérios, a clareza e coesão textuais, coerência lógica, estilo, elegância do texto e profundidade na abordagem da temática.
Os autores das três melhores redações farão jus à seguinte premiação: 1º lugar ? publicação do trabalho, certificado de premiação, coleção de livros da literatura brasileira, divulgação na página da Esmec e bolsa integral em um dos cursos de línguas ofertados pela instituição.
O segundo e terceiros colocados terão direito a publicação do trabalho, certificado, um livro de literatura brasileira e bolsa integral em um dos cursos de línguas da Esmec.
Fonte: TJ/Ceará