Conteúdo da Notícia

Estado deve custear tratamento para criança que precisa realizar transplante de medula em São Paulo

Estado deve custear tratamento para criança que precisa realizar transplante de medula em São Paulo

Ouvir: Estado deve custear tratamento para criança que precisa realizar transplante de medula em São Paulo

O Estado do Ceará deve custear tratamento para criança que necessita realizar transplante de medula óssea em hospital de São Paulo. A decisão é da juíza Joriza Magalhães Pinheiro, titular da 9ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza.

A paciente, de quatro anos, é portadora de leucemia linfoblástica aguda. O transplante por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), só estará disponível no dia 30 de março deste ano. A espera, diante do quadro clínico da criança, significa grande risco de vida.

Atualmente, a família da menina reside em São Paulo. Por conta disso, o procedimento deve ser realizado lá, onde há dois hospitais com leito disponível. Além disso, a saúde da criança não permite que ela seja removida para outra cidade.

Por isso, no último dia 27, a mãe da paciente ajuizou ação (nº 0143858-93.2013.8.06.0001), com pedido liminar, requerendo que o Estado pague todos os custos necessário ao transplante. Além disso, solicitou pagamento das despesas da irmã, que é doadora compatível.

A magistrada concedeu a liminar conforme requerido. “Os relatórios médicos acostados aos autos demonstram claramente a prova inequívoca do direito alegado na exordial e a existência de perigo de dano real e irreparável da requerente [paciente].

A juíza explicou ainda que “não é razoável e nem justo que a criança seja privada de receber sua cura e ter garantido o direito à vida em razão de inexistir leito no sistema público de saúde, disse.

Em caso de descumprimento da decisão, a magistrada fixou multa diária de R$ 5 mil. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa segunda-feira (04/03).