Esmec realiza 52 cursos de formação continuada e capacita 64,60% de magistradas(os) em 2025
- 166 Visualizações
- 19-12-2025
A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) investiu em 2025 nas iniciativas que permitiram a perpetuação e a inovação do ensino de qualidade, reforçando o compromisso em mapear e oferecer cursos direcionados às necessidades estratégicas do Poder Judiciário cearense.
No ano de 2025, foram ministrados 52 cursos de formação continuada, essenciais para o aprimoramento contínuo de magistradas e magistrados, servidores e servidores, totalizando 1.058 horas de capacitação. Foram 307 magistradas e magistrados e 694 servidoras e servidores capacitados.
Também foram realizados 57 cursos e eventos de extensão, incluindo palestras e seminários, atividades promovem o diálogo e a disseminação do saber para um público amplo, que vai além do Tribunal de Justiça. Foram mais de 900 horas de capacitação para mais de 200 magistradas e magistrados, mais de 1300 servidoras(es), além de mais de 600 pessoas do público externo. Nos eventos, foram abordados temas sociais como equidade racial, desenvolvimento humano, valorização da mulher e masculinidade. Ocorreram ainda capacitações sobre inteligência artificial, sistema prisional e litigância abusiva. Além disso, recebeu encontros como o IV Encontro da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária, e o II Fórum de Juízes e Juízas de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher (Fovid).
MBA em Gestão Pública e Poder Judiciário
Em outubro, teve início a segunda edição de uma parceria da Esmec com a Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor): o MBA em Gestão Pública e Poder Judiciário. Cerca de 40 alunas e alunos, entre magistrados e servidores, iniciaram a capacitação, que tem ocorrido em módulos mensais na sede da Escola.
A parceria com a Universidade, segundo a desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro, diretora da Esmec, garante a qualidade do corpo docente e da estrutura curricular. “Nós estamos extremamente felizes com essa parceria e muito satisfeitos que o Tribunal de Justiça do Ceará possa proporcionar a magistradas, magistrados, servidoras e servidores esse tipo de qualificação”, pontuou.
Também aconteceu em outubro o 3° módulo do curso de Formação de Formadores(as) (Fofo), capacitando 14 magistradas(os), 28 servidoras(es) e cinco pessoas do público externo. Essa foi a terceira formação do ano, imprescindível para qualificar docentes a partir das diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que visam o humanismo, a ética e a multidisciplinaridade.
Vale ressaltar que Enfam credenciou 25 cursos da Escola este ano, o que garante qualidade e o reconhecimento das formações.
Arte e Judiciário
Ao longo de 2025, a Esmec promoveu atividades culturais como a mostra “Tudo poderia ser um sonho”, com a curadoria do MFF, que trouxe uma reflexão sobre os impactos da guerra. A exposição ficou disponível à visitação na sede da Esmec até 30 de abril. Em julho, foi aberta a exposição “Cangaço: Uma Jornada pelo Sertão”, também em parceria com o Museu, trazendo obras sobre um movimento social de grande relevância histórica e marcado por interpretações diversas e complexas, que pode ser visitada até o dia 19 de dezembro.
No último mês, foi realizada uma edição do Esmec Artes, com uma oficina de fotografia e visita guiada ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF). Iniciativas como a oficina e a visita guiada fortalecem competências associadas à chamada imaginação jurídica, conceito que contribui para uma compreensão mais profunda do Direito e de suas aplicações concretas, favorecendo decisões mais eficazes, humanas e justas no âmbito do Tribunal de Justiça do Ceará.
Pós-graduação
Antecipando o calendário de formações promovidas pela Escola, foi lançado o edital da pós-graduação lato sensu em Direito Público e Poder Judiciário. A formação é destinada a magistradas e magistrados, bem como a servidoras e servidores (efetivos ou comissionados) do Judiciário cearense que possuam graduação em Direito.
A pós-graduação é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação, um curso que atende aos mais altos padrões de ensino no Judiciário nacional. Serão abordados temas como Inteligência Artificial, Processo Penal, Sistema Multiportas, Judicialização da Saúde, entre outros. As inscrições estão abertas até dia 12 de janeiro de 2026.
Mais informações podem ser obtidas AQUI.



