Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: 89% dos participantes estão em situação regular na Justiça Eleitoral

Enquete TJCE: 89% dos participantes estão em situação regular na Justiça Eleitoral

Ouvir: Enquete TJCE: 89% dos participantes estão em situação regular na Justiça Eleitoral

Eleitores que não votaram nas últimas três eleições e não justificaram o voto tiveram até o último dia 2 de maio para regularizarem as pendências na Justiça Eleitoral. Com isso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os internautas estão com o título em situação regular.
Um percentual de 89% (79 votos) responderam que sim. Já outros 9% (8) afirmaram que estão irregulares perante a Justiça Eleitoral. Dois votantes informaram ainda que não possuem título de eleitor. Ao todo, 89 pessoas participaram.
O prazo para regularização do título iniciou-se desde o dia 20 de fevereiro deste ano, mas, de acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), apenas 2,35% (1.663) dos 68 mil eleitores evitaram que o documento eleitoral fosse cancelado. Proporção semelhante a do país, que foi de 2,7% ao todo.
Engana-se quem pensa que ter o título cancelado causa apenas o impedimento de votar. Os cidadãos que não normalizaram as pendências também ficam impedidos de tirar documentos, como passaporte ou carteira de identidade, e ainda de participarem de concursos ou de tomarem posse em cargos públicos.
Portanto, quem teve o título cancelado deve procurar a Central de Atendimento ao Eleitor para pagar as multas e revisar o cadastro. Não deixe de exercer a cidadania. Regularize sua situação e faça valer o direito ao voto!
Já está disponível no Portal do TJCE a nova enquete: Você acredita que a instalação de câmeras de vigilância eletrônica em determinados pontos da cidade vai reduzir infrações no trânsito?