Conteúdo da Notícia

Enquete do TJCE ouve internautas sobre mudanças nas leis de trânsito

Enquete do TJCE ouve internautas sobre mudanças nas leis de trânsito

Ouvir: Enquete do TJCE ouve internautas sobre mudanças nas leis de trânsito

Desde o início do ano, algumas regras para motoristas se tornaram mais rígidas após alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Essa é a maior modificação já feita desde sua entrada em vigor no ano de 1998. Entre as novidades estão aumento do valor de multas, a obrigatoriedade de freios ABS ou CBS em motocicletas fabricadas a partir de 2016 e a regulamentação de habilitação específica para condutores de ciclomotores.
Durante uma semana, internautas opinaram sobre essas mudanças no Portal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A maioria, 68%, afirmou que o aumento no valor das multas serviu para uma maior arrecadação do Governo. Um exemplo foi o reajuste de 140% para condutores que desrespeitarem as vagas preferenciais, destinadas ao estacionamento de veículos de gestantes, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, o motorista agora receberá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (antes eram 3 pontos).
Em segundo lugar, 20% responderam que as mudanças reduzem o índice de acidentes. Os outros 13% desconhecem as modificações trazidas na legislação. Em meio a rotina do dia a dia, algumas medidas podem ser tomadas para evitar ser multado. O recomendável é sempre checar o veículo antes de dirigi-lo, verificar se a documentação do carro e a carteira de motorista estão em dia e respeitar a sinalização de trânsito.
NOVA ENQUETE
Já está disponível no Portal do TJCE (www.tjce.jus.br) a nova enquete: por que você considera importante a realização de campanhas para o reconhecimento de paternidade? Participe!