Conteúdo da Notícia

Enfam e STJ disponibilizam sistema de pesquisa que reúne jurisprudência dos tribunais superiores

Enfam e STJ disponibilizam sistema de pesquisa que reúne jurisprudência dos tribunais superiores

Ouvir: Enfam e STJ disponibilizam sistema de pesquisa que reúne jurisprudência dos tribunais superiores

Operadores de Direito podem agora consultar em um único local as jurisprudências vinculantes dos tribunais superiores por meio do Sistema Corpus927. A ferramenta, desenvolvida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi lançada nessa quarta-feira (20/06).
O superintendente judiciário do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Nilsiton Aragão, destacou que “essa é mais uma ferramenta tecnológica de apoio aos profissionais da área jurídica”. Ele explicou que o “sistema permite um aprimoramento das postulações e dos julgamentos, auxiliando na elevação da segurança jurídica pretendida pela nova sistemática de precedentes vinculantes do Código de Processo Civil”.
O sistema analisa as referências legislativas das decisões e extrai os dispositivos legais citados, permitindo a visualização de cada decisão vinculante agrupada por artigo. Os resultados são apresentados na ordem estabelecida pelo artigo 927 do Código de Processo Civil.
A ferramenta, que tem acesso livre para qualquer usuário, reúne decisões do STF em controle concentrado de constitucionalidade, súmulas vinculantes e repercussões gerais, além de recursos repetitivos, enunciados sumulares e precedentes do STJ. Também é possível consultar o inteiro teor de cada decisão.
O Corpus927 está disponível no site da Enfam ou por meio do link.
 
Com informações da Enfam