Conteúdo da Notícia

Egressos do sistema carcerário e familiares expõem produtos artesanais no Shopping Del Paseo

Egressos do sistema carcerário e familiares expõem produtos artesanais no Shopping Del Paseo

Ouvir: Egressos do sistema carcerário e familiares expõem produtos artesanais no Shopping Del Paseo

Peças artesanais produzidas por egressos do sistema carcerário e familiares, participantes do projeto “Fábrica Escola – Teoria e Prática para a vida”, serão expostas e comercializadas no Shopping Del Paseo, no período de 25 de abril a 10 de maio.

Segundo a juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza e uma das idealizadoras do projeto, desde que a Fábrica Escola entrou em funcionamento, em março deste ano, os apenados vêm aprendendo diversas técnicas artesanais, por meio de parceria com a “Associação Mãos que Criam”.

Na exposição, eles terão a oportunidade de levar ao público as criações, como bijuterias, acessórios e objetos decorativos. “Dessa forma, as famílias passam a ter a oportunidade de adquirir renda extra e são estimuladas a empreender”, disse.

A magistrada ressaltou que a iniciativa ajuda também a elevar a autoestima dos egressos e a fazer com que acreditem na possibilidade de recuperação. “Em menos de um mês após o início do projeto, eles já começam a colher os frutos do trabalho, podendo mostrar e vender o que produziram. Isso gera uma motivação muito grande, que envolve toda a família”.

Para a juíza, a mostra também é uma forma de dar visibilidade e captar novos parceiros para o projeto. O “Fábrica Escola” pretende contribuir para a reinserção social e, dessa forma, evitar a reincidência criminal, reduzindo os índices de violência. “Percebemos que, cada vez mais, os empresários estão sensíveis aos problemas sociais e dispostos a colaborar”.