Conteúdo da Notícia

Desembargador Washington Araújo será agraciado com Título de Cidadão Cearense

Ouvir: Desembargador Washington Araújo será agraciado com Título de Cidadão Cearense

Piauiense de nascimento, o desembargador Washington Araújo receberá o Título de Cidadão Cearense na próxima segunda-feira (14/03), às 18h, em sessão solene a ser realizada no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado (ALCE).

O magistrado, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no biênio 2019-2020, será agraciado com a honraria concedida via proposição de autoria dos deputados estaduais Evandro Leitão (presidente da ALCE); Jeová Mota; Dr. Carlos Felipe; Elmano Freitas; Sérgio Aguiar; Romeu Aldigueri; Nezinho Farias; Audic Mota; Érika Amorim e Marcos Sobreira.

O Título Honorífico de Cidadão Cearense é concedido pela Casa Legislativa a brasileiros e estrangeiros não naturalizados no Ceará que tenham prestado relevantes serviços ao Estado.

PERFIL
Natural da cidade de Campo Maior (PI), Washington Luis Bezerra de Araújo, de 61 anos, obteve a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, pelo critério de merecimento, em 18 de fevereiro de 2011. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é especialista em Direito Eleitoral e Direito Processual Eleitoral pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

Hoje integrante da 3ª Câmara de Direito Público do TJCE e coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária, o desembargador Washington Araújo ingressou na magistratura em 1992, como juiz substituto da Comarca de Beberibe (CE). Ao longo da carreira, trabalhou, também, nas comarcas dos municípios de Aracati, Fortaleza, Iguatu e Sobral. Foi juiz coordenador da Esmec, de 2007 a 2009. Foi nomeado desembargador, em fevereiro de 2011, pelo critério de merecimento e atuou como vice-presidente do TJCE no biênio 2017-2018. Presidiu o TJCE no biênio 2019-2020, quando investiu fortemente na digitalização do Judiciário.