Conteúdo da Notícia

Desembargador Haroldo Máximo assume  e defende a independência moral dos juízes

Desembargador Haroldo Máximo assume e defende a independência moral dos juízes

Ouvir: Desembargador Haroldo Máximo assume e defende a independência moral dos juízes

O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo foi empossado no cargo nesta quinta-feira (04/06), em solenidade presidida pelo desembargador Ernani Barreira Porto, chefe do Poder Judiciário cearense. O evento reuniu autoridades dos três poderes, desembargadores, juízes de Direito, familiares do magistrado e servidores da Justiça estadual.
“Assumo o compromisso de zelar pela conciliação e harmonia e jamais olvidar o dever sagrado da gratidão, sem comprometer minha independência, posto que me alio àqueles que defendem com veemência que a dignidade da magistratura está na independência moral dos juízes”, afirmou, no discurso de posse, o novo desembargador a integrar o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Ainda em seu pronunciamento, o desembargador Haroldo Máximo reafirmou: “sou consciente da imensa responsabilidade que assumo neste momento. Por isso, não é mister ser herói, basta ter caráter e obstinação”.
O magistrado assegurou que envidará todos os esforços para “seguir o exemplo dos eminentes desembargadores que honraram e honram este egrégio Tribunal de Justiça”. A solenidade de posse constou de dois discursos. Primeiramente, representando o Tribunal de Justiça, discursou o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, membro da 3ª Câmara Cível.
Em seguida, discursou o desembargador Haroldo Máximo. Ele assumiu o compromisso de jamais se deixar seduzir pelos encantos do cargo. “Meu gabinete estará sempre aberto aos estimados colegas, magistradas e magistrados, operadores jurídicos em geral, servidores e partes, para sugestões e críticas procedentes”.
Mais adiante complementou: “Suas portas estarão cerradas, porém, para aqueles que, na ânsia de consecução dos seus propósitos e ambições, são tomados por sentimento subalternos e se tornam capazes de lançar mão dos mais abomináveis recursos”.
Haroldo Máximo pediu proteção, luz e força ao Senhor para que possa exercer a judicatura de segundo grau “com a dignidade e a presteza tão lidimamente reclamadas por nossa sociedade”.
O desembargador Ernani Barreira enalteceu a conduta exemplar do novo integrante desta Corte de Justiça destacando a figura exponencial e a competência do magistrado. Ao final do evento, destacou: “A cerimônia foi simples, como é o Judiciário, civilizada como é o Judiciário, afetiva como é o Judiciário e rápida como será o Judiciário cearense”.
O ato de nomeação do novo desembargador foi assinado na sexta-feira passada (29/05), pelo presidente Ernani Barreira, e publicado no Diário da Justiça do dia 1º de junho do corrente ano. Haroldo Máximo, eleito, pelo critério de merecimento, no dia 29 de maio último, ocupará a vaga em decorrência da aposentadoria compulsória do desembargador José Cláudio Nogueira Carneiro, ocorrida no dia 11 de abril do corrente ano.
PRESENÇAS ? Participaram da solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça o procurador geral do Estado, Fernando Antônio Oliveira, representando o governador do Estado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Timbó. Presentes, também, o procurador José Maurício Carneiro, representando a Procuradoria Geral da Justiça, o procurador em exercício da Prefeitura de Fortaleza, Marcelo de Arruda Bezerra, representando a prefeita Luizianne Lins e o vice-presidente da OAB-CE, Josué de Sousa Lima.
Também presentes a defensora pública Maria Angélica Cardoso Mendes Bezerra, representando a Defensoria Pública do Estado, o deputado estadual Sérgio Aguiar, o ex-governador José Adauto Bezerra, a procuradora Idelária Aguiar e outras autoridades.