Conteúdo da Notícia

Desembargador Ernani Barreira destaca rapidez e transparência do Judiciário com a virtualização

Ouvir: Desembargador Ernani Barreira destaca rapidez e transparência do Judiciário com a virtualização

18.09.09
Durante a cerimônia de posse dos novos juízes substitutos, ocorrida nesta sexta-feira (18/09), no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), o desembargador Ernani Barreira Porto, chefe do Poder Judiciário estadual, afirmou que, no prazo de um ano, todos os processos em tramitação na Capital cearense estarão virtualizados.
?A virtualização irá proporcionar uma maior transparência na vida do Judiciário. Significará uma oportunidade para as partes acompanharem as fases processuais e tirarem dúvidas a respeito dos procedimentos dos juízes. Se antes tínhamos processos que demoravam 15 anos para serem julgados, com a virtualização, isso poderá ser feito em até um ano e meio?, destacou Ernani Barreira.
A expectativa, segundo o presidente do TJ/Ce, é de que toda a Justiça do Estado esteja virtualizada dentro de dois anos. ?Será o fim da papelada e, principalmente, da burocracia, que é uma verdadeira praga na sociedade moderna. Não adianta reformar códigos sem a quebra dessa forma arcaica de conduzir a coisa pública. A burocracia é um estorvo que será banido do Judiciário do Ceará com o processo de virtualização?.
Fonte: TJ/Ceará