Conteúdo da Notícia

Definidas estratégias para a Semana Nacional da Conciliação no Ceará

Ouvir: Definidas estratégias para a Semana Nacional da Conciliação no Ceará

27.08.09
Estratégias para agilizar os trabalhos durante a Semana Nacional da Conciliação 2009, que acontecerá de 14 a 18 de setembro, foram discutidas hoje, 5ª.feira (27/08), durante reunião no Fórum Clóvis Beviláqua. O encontro foi promovido pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, gestora da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no âmbito do 1º Grau de jurisdição da Comarca de Fortaleza, com os magistrados designados para auxiliá-la nos trabalhos.
Por sugestão do juiz auxiliar da Diretoria do Fórum, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, ficou decidido que será criada uma Central de Funcionamento da Meta 2, no Fórum Clóvis Beviláqua, no auditório Floriano Benevides, que concentrará todos os expedientes de intimação das secretarias do fórum e juizados referentes à Semana da Conciliação. A idéia é que as atividades rotineiras do Fórum Clóvis Beviláqua não sofram qualquer prejuízo durante o período do evento.
Outra estratégia definida na reunião foi a confirmação da parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Essa é a quarta vez consecutiva que a instituição adere ao convite do Poder Judiciário para viabilização da Semana da Conciliação. Ficou acertado que todos os processos da Meta 2 separados pelas Varas Cíveis, Família, Sucessões e Juizados Especiais serão remetidos à Unifor. As sessões conciliatórias serão realizadas a cada 20 minutos e acontecerão no período de 09h:00 às 17h:00.
Na próxima 2ª.feira (31/08) às 16h:00, a desembargadora fará uma reunião, no 1º Salão do Júri, com os magistrados das Varas Cíveis, de Família, de Sucessões e dos Juizados Especiais para debater as estratégias da Semana da Conciliação. Na ocasião, cada juiz deverá informar o número de processos abrangidos pela Meta 2 para que seja fechada a pauta de audiências.
A desembargadora Nailde confessou que está otimista com os trabalhos da Primeira Instância e almeja alcançar o mesmo percentual de êxito conquistado nas edições anteriores do evento. ?O pleno êxito do Ceará nas edições passadas da Semana da Conciliação se deve ao engajamento de todos os magistrados, servidores e terceirizados. Para esse evento, estou recebendo amplo apoio do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Ernani Barreira Porto, e do diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco José Martins Câmara?, frisou.
Participaram do encontro com a desembargadora, o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco José Martins Câmara; os juízes Raimundo Nonato Silva Santos (26ª Vara Cível); José Krentel Ferreira Filho (15ª Vara de Família); Francisco Eduardo Torquato Scorsafava (Juiz Auxiliar); Mário Parente Teófilo Neto (10ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal); José Ricardo Vidal Patrocínio (12ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal) e Maria Gladys Lima Vieira (3ª Vara de Sucessões).
Estiveram presentes, também, a secretária administrativa, Jaçuleide Coelho; o diretor de informática do Fórum, Cristiano Henrique Lima de Carvalho; a chefe do Centro de Treinamento do Fórum, Adriana Albano; o assessor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ, Gustavo Pereira; a responsável pelo projeto Justiça em Movimento, Natália Fernandes; a assessora técnica Beatriz Helena da Justa, e a oficial de gabinete, Magnólia Bandeira.
Este ano, a Semana da Conciliação terá duas edições: a primeira, de 14 a 18 de setembro, será dedicada, exclusivamente, à realização de audiências de conciliação de processos relativos à Meta 2 do CNJ. A segunda ocorrerá em dezembro, como ocorre tradicionalmente, desde 2006. O objetivo da Meta 2 é que sejam julgados até o final deste ano todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.
Fonte: TJ/Ceará