Congresso jurídico Direito 2009 tem início quinta-feira
- 863 Visualizações
- 04-05-2009
03.05.2009
Com temas atuais e palestrantes em evidência no cenário jurídico nacional, será aberto, na próxima 5a.feira (07/05), o Direito 2009, vigésima edição do congresso multidisciplinar que, tradicionalmente, reúne a classe jurídica em Fortaleza. O encontro é realizado pela Fundação Instituto Delmiro Gouveia (IDG).
?A abrangência do congresso não está restrita a nenhum ramo do Direito em particular. Dele fazem parte temas referentes ao Direito Público e Direito Privado. Além disso, inovamos ao criar eventos dentro do encontro. Teremos, por exemplo, uma feira temática só com autores cearenses de livros sobre temas jurídicos´, explicou o advogado e jornalista Sabino Henrique de Carvalho coordenador do evento (na foto, quando abria um dos painéis do último encontro, no Direito 2008).
Ele ainda informa que também haverá workshop para autores nacionais, curso de gestão de escritório de advocacia, curso para quem estuda para concurso ou prova da Ordem e ´até sorteio de uma bolsa integral para estudantes de direito que participarem´, complementa.
O congresso é direcionado a advogados, juízes promotores, procuradores, defensores públicos e estudantes de direito. ?É interessante para o profissional porque atualiza conhecimentos através dos debates com os mais importantes autores jurídicos do Brasil?, disse.
Fausto de Sanctis
Uma das principais atrações entre os conferencistas é a presença do juiz paulista Fausto de Sanctis, que alcançou grande notoriedade por ter assinado as ordens de prisão do banqueiro Daniel Dantas e de vários executivos envolvidos no caso da empreiteira Camargo Correia. O tema do juiz Sanctis será ?Direitos Fundamentais: O papel do judiciário e o crime de ´lavagem´ de dinheiro?.
Diferentemente de anos anteriores, que ofereciam, na parte do congresso jurídico, diversas palestras simultâneas, o Direito 2009 terá agora somente um grande auditório, centralizador de todos os 20 temas selecionados, expostos em sequência, de forma que a totalidade dos professores, estudantes e operadores de Direito inscritos vai poder participar do início ao fim, assistindo às diversas palestras que julgarem importantes. Antes, esclarece Carvalho, recebíamos muitas queixas de participantes que se sentiam prejudicados, por não poderem estar em duas palestras atraentes ao mesmo tempo e que se viam obrigados a uma opção forçada.
Feira temática
O Direito 2009, este ano, traz em seu bojo também uma Feira Temática de Livros Jurídicos de Autores Cearenses, dedicando boa parte de seu espaço/tempo à exposição, lançamento e venda de obras de nossos autores, com a realização de palestras e debates no Workshop para autores jurídicos cearenses no dia 7 de maio, quinta-feira, das 14h:30min às 18h:30min.
O workshop, com a presença de profissionais locais e nacionais do setor, pretende esgotar os temas referentes ao mercado editorial de livros jurídicos no Brasil, editoras cearenses e produção local de publicações jurídicas e ainda sobre os livros eletrônicos ou e-books, com o uso da Internet, para a difusão e comercialização de publicações jurídicas.