Conteúdo da Notícia

Comitiva do TJ do Mato Grosso do Sul conhece trabalhos do Judiciário cearense

Comitiva do TJ do Mato Grosso do Sul conhece trabalhos do Judiciário cearense

Ouvir: Comitiva do TJ do Mato Grosso do Sul conhece trabalhos do Judiciário cearense

O Escritório de Processos da Secretaria de Planejamento do Tribunal de Justiça do Ceará (Seplag/TJCE) recebeu, nessa segunda-feira (18/06), visita técnica de servidores do Judiciário Sul mato-grossense. O objetivo do encontro foi conhecer o funcionamento dos trabalhos realizados pelo departamento para implantação das técnicas utilizadas.
A apresentação das práticas e a condução dos visitantes foi realizada pelo gerente de Otimização Organizacional do TJCE, Welkey Costa. Ele falou sobre a importância da troca de experiências. “Hoje eles conheceram a nossa estrutura, as práticas, a abordagem e o que fazemos para a melhoria das rotinas, com o desejo de aprender como desenvolvemos aqui e assim aplicarem na Justiça de lá [Mato Grosso do Sul]”.
O gestor informou ainda que nesta terça-feira (19), os visitantes assistirão a uma experiência de automação ágil, aplicada ao processo que produz os termos de aberturas de projetos do Judiciário cearense. A prática, que foi desenvolvida por parceria entre a Seplag e a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), “despertou o interesse dos visitantes em razão de seu caráter inovador”. Segundo o Welkey Costa, a ferramenta (produto dessa experiência) será entregue aos gerentes de projetos em breve.
A servidora do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), Weslaine Freitas, disse que “é uma abordagem diferente da que tratamos lá e, por isso, achamos interessante conhecer. Eu achei ótimo porque vamos conversando e vendo que vocês [TJCE] também se destacam em algumas particularidades. Estamos tendo a oportunidade de conhecer o que está dando certo aqui e tentaremos adaptar na nossa realidade”.
Em abril deste ano, uma equipe do TJCE foi ao TJMS para trocar experiência sobre unificação de varas.
ESCRITÓRIO DE PROCESSOS
É um departamento do TJCE responsável por modelar os processos de trabalhos desenvolvidos pelos setores do Judiciário cearense, descrevendo as formas de trabalhos, fluxograma e propondo melhorias para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e administrativa.