Conteúdo da Notícia

Comarca de Beberibe promoverá mutirão para julgamento de processos

Comarca de Beberibe promoverá mutirão para julgamento de processos

Ouvir: Comarca de Beberibe promoverá mutirão para julgamento de processos

O juiz auxiliar da 12ª Zona Judiciária com sede em Aracati, Magno Rocha Thé Mota, respondendo pela Comarca de Beberibe, distante 85 km de Fortaleza, realizará, nos dias 26 e 27 deste mês, mutirão interno para julgamento de ações judiciais conclusas. A expectativa do esforço concentrado é movimentar mais de mil processos nos dois dias.
“O objetivo deste mutirão, que será o segundo desde que assumimos a respondência da unidade jurisdicional, é imprimir maior celeridade aos feitos em trâmite, sendo certo que a Secretaria da Vara é orientada a apreciar os processos por ordem de antiguidade na fase. Ressalto que semanalmente, às quintas e sextas-feiras, são feitos esforços concentrados, que ouso chamar de ‘minimultirões’, nos quais os expedientes são cumpridos em bloco e os processos são despachados por matéria, sem perder de vista, sempre que possível, a ordem cronológica”, explicou o magistrado.
De dezembro de 2017 a março deste ano, houve 4.935 movimentações, entre despachos (2.733), decisões (303) e sentenças (1.899). Atualmente, tramitam na Comarca 8.607 ações. “Em janeiro, todos os processos de réu preso foram identificados e despachados, além da realização de visita à unidade prisional”, disse.
O magistrado elogiou o empenho e dedicação dos servidores na condução dos trabalhos e ressaltou que, de dezembro de 2017 até o momento, houve acréscimo de quatro servidores na Vara.
INSPEÇÃO
Em seguida ao mutirão, a unidade passará por inspeção judicial e extrajudiciais (cartórios). Durante as atividades, serão mantidas as audiências já agendadas. Além disso, a Secretaria da Vara manterá o desenvolvimento normal dos trabalhos. Serão feitas a identificação dos processos conclusos para despacho ou decisão e a verificação de objetos apreendidos junto ao arquivo, entre outros.