Conteúdo da Notícia

Cid Marconi assume como novo juiz do TRE

Ouvir: Cid Marconi assume como novo juiz do TRE

Política 12.06.10
Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor o pleno de juízes da Casa, o ex-vereador e advogado Cid Marconi ocupará o cargo de juiz por dois anos, tendo direito à recondução pelo mesmo período
Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br
12/06/2010 02:00
O ex-vereador e advogado Cid Marconi foi empossado, na tarde de ontem, como novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compor o pleno de juízes da Casa, Marconi ocupará o cargo por dois anos, tendo direito a recondução do cargo por igual período.
O juiz assume o cargo deixado por Anastácio Marinho, que foi juiz do TRE por quatro anos, sob o discurso de comprometimento com a celeridade no julgamento processual. ?Durante os quatro meses em que estive aqui como suplente, tive o cuidado de ter celeridade, que é o que todo cidadão busca e reclama à Justiça. Pretendo dar continuidade a esse trabalho?, afirmou o advogado.
Segundo Marconi, que é também cunhado do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Ernani Barreira, a experiência que acumulou ao longo de oito anos como vereador irá ajudá-lo na hora de julgar os casos eleitorais.
?Fui vereador por dois mandatos, candidato a deputado, diretor da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos do Governo Estadual, no governo de Ciro Gomes, em 1989, e essas experiencias ajudam muito?, alegou.
A cerimonia foi presidida pelo desembargador Ademar Mendes Bezerra, vice-presidente do TRE, no exercício da presidência, e contou com a presença de membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Ministério Público Eleitoral, autoridades políticas e familiares de Marconi.
O juiz classificou como ?prazerosa? a experiência de de ter trabalhado ?do outro lado da mesa? e enalteceu o trabalho do colegiado do TRE. ?Aqui, a Justiça é muito rápida e eficiente. Às vezes as pessoas pensam que o processo demora muito, mas não é aqui no tribunal. É na primeira instância, que é onde o juiz tem o contato com as partes.?
Eleições 2010
Questionado quanto a principal novidade das eleições deste ano, a utilização da Internet nas campanhas eleitorais, o juiz demonstrou tranquilidade. ?Nós já enfrentamos casos de propaganda eleitoral antecipada na Internet. Atualmente, estamos julgando pela jurisprudência e também adequando a legislação já existente da propaganda?, disse.