Conteúdo da Notícia

Cesar Rocha lança Cartas a um Jovem Juiz – Cada processo hospeda uma vida

Ouvir: Cesar Rocha lança Cartas a um Jovem Juiz – Cada processo hospeda uma vida

25.08.2009
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, lançou, nesta segunda-feira (24), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), o livro Cartas a um Jovem Juiz ? Cada processo hospeda uma vida, dedicado a todos os magistrados brasileiros. Em linguagem simples, o livro apresenta tópicos como ?o juiz e a função de julgar?, ?o juiz e as expectativas da sociedade?, assim como a figura do magistrado diante do Ministério Público, a política e os políticos frente aos advogados.
Entre os 15 temas abordados, está o do relacionamento do juiz com a imprensa, em que Cesar Rocha enfatiza que aquele precisa ?estar preparado para o contato direto com os jornalistas, cujas características profissionais são bastante incomuns, devendo o jornalista ser visto como um público em si mesmo, com significado duplo: ao mesmo tempo em que é fim, é também meio para atingir os demais públicos?.
Em seu livro, Cesar Rocha recomenda aos juízes que é ?indispensável? atender aos jornalistas. ?Fugir do contato é a alternativa menos aconselhável, podendo implicar a perda de espaço para a divulgação do próprio Judiciário, ou o risco de não veicular o ângulo da instituição em crise que a envolve.?
O autor faz um alerta aos colegas da magistratura: ?É sempre bom não perder de vista que o único fato que não chega ao conhecimento da imprensa é o fato não ocorrido?, para, em seguida, recomendar que ?todas as informações devem ser prestadas, salvo as protegidas por determinação legal, pois, pela crença que tenho, quanto mais o Judiciário for conhecido, mais será compreendido e menos será criticado?.
?Cartas a um Jovem Juiz ? Cada processo hospeda uma vida? contém profundas reflexões sobre as instituições judiciais e democráticas, com visão otimista e ênfase nos percalços e promessas da carreira da magistratura desde o ingresso nos seus quadros e as grandes exigências impostas aos que a seguem.
Na apresentação do livro, a editora Campus-Elsivier destaca a análise da estrutura e das funções do Poder Judiciário em uma linguagem dialogal. ?É revelado um mundo nem sempre harmonioso, mas sempre fascinante, que envolve o universo dos princípios e das normas jurídicas nas suas relações com os fatos da vida humana e social, o qual o autor analisa do ponto de vista de um atento partícipe da magistratura brasileira, de cuja biografia constam elevados cargos administrativos do Judiciário exercidos com equilíbrio, eficiência e altivez?
O livro compõe a série ?Cartas a um Jovem?, que reúne autores consagrados como Mario Vargas Llosa, Bob Wolfenson, Ivo Pintaguy, Adib Jatene, Marcelo Glaiser, Francisco Müssnich, Marília Pêra, Gustavo Cerbasi, Contardo Galligaris, Irmãos Campana, Idalberto Chiavenato, Ana Maria Indio da Costa, Lourent Suaudeau, Bernardo Rezende, Ozires Silva, Alexandre Herchcovith, Whitaker Penteado, Renato Bernhoeft e Roberto Dualibi.