Conteúdo da Notícia

Cesar Rocha, em alta

Ouvir: Cesar Rocha, em alta

18.05.09
Opinião Pág.02
O Ceará emprestou ao Brasil e, agora, também, ao mundo, a fulgurante inteligência de um dos seus mais ilustres filhos, o ministro César Asfor, já que este, além de prestar relevantes serviços à Corte do Superior Tribunal de Justiça, foi recentemente, consagrado em Madri, como presidente de novo órgão de cúpula do Judiciário que reúne instituições judiciais de 41 países europeus e latino-americanos.
Essa sua mais nova conquista no solado europeu ocorreu no encerramento da sessão plenária de instalação da Comissão Conjunta de Trabalho da Cúpula Judicial Ibero-americana e da Rede Européia de Conselhos de Justiça, com a presença do presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Espanha, ministros de Estado, do embaixador do Brasil na Espanha, Paulo Cesar de Oliveira Campos, e de embaixadores de diversos países.
Essa Comissão tem por finalidade traçar estratégia comum de atuação do Judiciário desses países e contribuir para aumentar o acesso à Justiça e a transparência do Judiciário. Ainda buscará estabelecer a cooperação jurídica internacional, fortalecer a comunicação institucional e implementar padrões éticos para o Judiciário.Também se insere entre as ações da Comissão o combate ao crime organizado e à corrupção.
César é bacharel em ?Ciências Jurídicas e Sociais?, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1971, tendo sido escolhido o orador da sua turma, por concurso e por aprovação direta dos seus colegas. O seu saudoso pai, Alcimor Rocha, professor de Direito Civil da Universidade Federal do Ceará, vaticinando, sentenciava, em suas rodas de amigos, na tradicional Praça do Ferreira, que a elegância no trato e a seriedade de propósito do seu filho César, principalmente, a sua permanente postura mental de vencedor, levariam o seu pupilo ao pódium da sua carreira profissional, aduzindo, sem reserva, que os bons ventos do mar de Camocim conduziriam o Cezinha a navegar, muito além dos ?verdes mares bravios? do Ceará. Cidadão Honorário de Camocim/Ceará, terra onde nasceu o seu saudoso genitor, em 1996. Ministro do Superior Tribunal de Justiça, nomeado em 5 de maio de 1992, posse e exercício em 22/5/1992, tendo julgado, até quando foi ocupar o cargo de corregedor nacional de Justiça, em 15/6/2007, 66.252 (sessenta e seis mil, duzentos e cinquenta e dois processos). Como advogado, César se notabilizava por sua conduta ética e de bom trato para com os seus colegas.
Ninguém mais suporta a lentidão da tramitação dos feitos judiciais, a demora da entrega da prestação jurisdicional é intolerável, ninguém mais aguenta ter a constante informação de que o seu processo judicial está engavetado, cheio de ácaros, nas prateleiras dos magistrados, algo tem de ser feito no sentido de melhorar a qualidade total do processo, mas com diálogo com a sociedade, com a ouvidoria e a participação de todos os representantes das carreiras jurídicas.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Ernani Barreira, está anunciando medidas objetivas para um melhor atendimento dos reclamos dos jurisdicionados. Ernani tem um excelente diálogo com todos os profissionais da carreira jurídica. É um bom sinal…!
Rildson Martins
Advogado