Conteúdo da Notícia

Central de Conciliação registra 54% de êxito na primeira semana de mutirão do banco Itaú

Ouvir: Central de Conciliação registra 54% de êxito na primeira semana de mutirão do banco Itaú

A Central de Conciliação de 1º Grau do Fórum Clóvis Beviláqua registrou 54% de acordos na primeira semana do mutirão de conciliação com ações envolvendo o Banco Itaú, a pedido da instituição financeira. Até esta sexta-feira (25/09), 35 audiências haviam sido realizadas pelos 11 conciliadores do setor, todos aposentados e voluntários, que se revezaram nas três salas de audiência. O mutirão terá continuidade na próxima segunda-feira.
No total, 80 sessões conciliatórias foram agendadas, a maioria referente a questões de cobrança, declaratória de nulidade, revisional, consignação em pagamento, entre outros assuntos. Diariamente, foram realizadas 15 sessões conciliatórias, no horário das 14h às 16h30min, com exceção desta sexta-feira, quando foram realizadas cinco, de um total de dez audiências previstas. As outras cinco não aconteceram porque as partes não compareceram.
Com um processo referente à revisional de cláusulas contratuais em tramitação há seis meses na Justiça, o promotor Eduardo Araújo Neto solucionou sua ação em apenas dez minutos de sessão conciliatória. ?Poder resolver o caso através da conciliação me deixou muito satisfeito, pois foi mais célere. Acredito que essa é a melhor forma para entrarmos em um acordo, além das duas partes ter ganhos?, declarou.
Para o conciliador Ângelo Miranda, a iniciativa das instituições financeiras de procurar a Central de Conciliação é de grande valia. ?Percebemos que os bancos estão valorizando o nosso trabalho e a prova do bom resultado dessas conciliações é o número de acordos com êxito que estamos obtendo. Mas tão importante quanto isso é a cultura da conciliação que está sendo criada?, ressalta.
Desde 2007, a Central de Conciliação recebe requerimentos de outras instituições financeiras como o HSBC, BV, Unibanco, Losango e o Banco Real, para a realização de sessões conciliatórias. Para este segundo semestre, já estão programados mutirões para o Banco Finasa, de 5 a 9 e de 19 a 23 de outubro; BV Financeira, de 26 a 30 de outubro e de 9 a 13 de novembro; e HSBC, de 16 a 20 de novembro e em dezembro, com data a ser definida.