Conteúdo da Notícia

Cejusc de Fortaleza promove mutirão virtual envolvendo processos de família a partir desta segunda-feira, dia 19

Ouvir: Cejusc de Fortaleza promove mutirão virtual envolvendo processos de família a partir desta segunda-feira, dia 19

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (Cejusc), localizado no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), promove mutirão de audiências de conciliação e mediação envolvendo processos que tramitam nas Varas de Família da Capital. A força-tarefa começa nesta segunda-feira (19/02) e prossegue até o próximo dia 27 de março, na modalidade virtual.

O objetivo é dar mais celeridade ao trâmite judicial, diminuindo o tempo de espera para realização da audiência. Ao todo, 30 salas virtuais estão à disposição do Cejusc de Fortaleza, que conta com 67 conciliadores e mediadores engajados no mutirão. A previsão é realizar, em média, 160 sessões por dia.

SAIBA A DIFERENÇA

Existem algumas pequenas diferenças entre os papéis do conciliador e do mediador. A mediação é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e cooperação, a melhor solução para a questão. A medida é recomendada para conflitos subjetivos, com existência de relacionamento entre as pessoas, caso dos processos de família.

A conciliação é um método utilizado em conflitos mais simples, ou restritos, no qual o terceiro facilitador pode adotar uma posição ativa, porém neutra e imparcial, com relação ao conflito. É um processo consensual breve, que busca uma efetiva resolução e a restauração, dentro dos limites possíveis, da relação social das partes. A técnica é muito utilizada em processos que envolvem direito do consumidor, por exemplo.

PRODUTIVIDADE

A produtividade do Centro Judiciário tem aumentado nos últimos anos. Em 2022, a unidade contabilizou 3.831 acordos (2.046 processuais e 1.785 pré-processuais), além de 13.118 audiências processuais agendadas. Já em 2023, o Cejusc registrou 4.842 acordos (3.117 no âmbito processual e 1.725 na seara pré-processual), 1.011 a mais do que no ano anterior. Também houve o agendamento de 20.021 audiências processuais.

CONTATOS

Cejusc de Fortaleza
Telefones: (85) 3492.8030/3492.8032/3492.8034 (ativo para ligações/WhatsApp Business)
E-mail: cejuscfcb@tjce.jus.br