Conteúdo da Notícia

Ceará se destaca em quantidade de inscritos no XX Congresso Brasileiro de Magistrados

Ouvir: Ceará se destaca em quantidade de inscritos no XX Congresso Brasileiro de Magistrados

15.07.09
Os magistrados cearenses têm-se destacado na quantidade de inscrições para o XX Congresso Brasileiro de Magistrados. Em 2º lugar no ranking de inscritos no evento, o Ceará perde apenas para Pernambuco. Além da questão estatística, o estado também se destaca pela sorte, já que foi uma cearense, a juíza Valeska Alves Alencar Rolim, uma das ganhadoras do sorteio de prêmios realizados pela AMB para os já inscritos no Congresso.
Segundo Valeska, além de promover a união dos magistrados, esses eventos ajudam a compreender e superar os principais problemas enfrentados pela esfera do Judiciário: ?Os congressos ajudam a identificar os principais problemas do Poder Judiciário. Identificados os problemas, são apontados também possíveis caminhos para superá-los e assim dar resultados concretos à sociedade que anseia por uma Justiça mais eficiente e célere?, enfatiza.
Para o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), desembargador Ademar Mendes Bezerra, além da questão acadêmica presente nos painéis e debates, eventos como este são de suma importância para a integração e o congraçamento dos magistrados, além de ser uma ótima oportunidade para o aprendizado mútuo. ?Lembro, inclusive, de uma ocasião há uns 15 anos quando, através de um encontro como este, um juiz de outro estado do nordeste me apresentou a prescrição retroativa antecipada. Na época, eu era juiz das execuções penais e aquela descoberta me foi de grande valia já que naquele período não havia as facilidades de comunicação que estão presentes hoje com a internet. Então, este é um exemplo dentre tantos de como os congressos da categoria são importantes?, afirma.
Dentre os magistrados do Ceará que já se inscreveram no evento está o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza, Chagas Barreto. Ele conta que desde o seu ingresso na magistratura sempre participa dos congressos promovidos pela AMB e reconhece a importância de estar atualizado com as novidades do universo jurídico. Para isso, o contato com colegas de outros estados é fundamental. ?Os congressos nos deixam atualizados sobre as novidades do universo jurídico, atualizados com a política da magistratura e da nossa Associação, além de aproximar a classe. Encontramos os colegas magistrados de outros estados e trocamos experiências e opiniões sobre diversos assuntos?.