Conteúdo da Notícia

Campanha de coleta de sangue no Fórum Clóvis Beviláqua mobiliza 122 voluntários em cinco dias

Campanha de coleta de sangue no Fórum Clóvis Beviláqua mobiliza 122 voluntários em cinco dias

Ouvir: Campanha de coleta de sangue no Fórum Clóvis Beviláqua mobiliza 122 voluntários em cinco dias

A campanha de coleta de sangue que está sendo realizada no Fórum Clóvis Beviláqua contou com a participação de 122 voluntários na primeira semana de atividades (07 a 11/10). A procura resultou em 61 doações sanguíneas e 17 cadastros de medula óssea.

A iniciativa é uma ação de responsabilidade socioambiental da Campanha Fórum Sustentável, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Prossegue até o dia 8 de novembro, de 9h às 17h.

Segundo a enfermeira do Hemoce, Bruna Leite, os números superaram as expectativas. Ela disse que a localização do Fórum contribuiu muito para atrair o público. Um dos voluntários, o assessor jurídico do TJCE, Sérgio Carvalho de Araújo, considera um gesto de humanidade doar sangue. Ele ficou preocupado com o baixo estoque no Hemoce.“Se todos fizéssemos um pouco, daria para contribuir significativamente em benefício do próximo”, disse.

A assistente social do Hemoce, Aladalise Maia, atribuiu o resultado positivo também ao esforço de divulgação nas redondezas, com o convite a participantes de campanhas semelhantes, realizadas em parceria com o Fórum e outras instituições. “Queremos fidelizar esses doadores da área”, ressaltou.

COMO PARTICIPAR

Para ser doador de sangue, o interessado deve estar bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar mais de 50kg e exibir um documento oficial com foto. Quem desejar participar do cadastro de doadores de medula óssea precisa estar na faixa etária dos 18 aos 55 anos e não ter tido câncer.

Nos dois tipos de doação, é indispensável que o candidato esteja saudável. Também é necessário preencher e assinar um termo de consentimento, disponível no posto de coleta.

O menor de 18 anos só pode doar sangue com autorização do responsável legal.