Conteúdo da Notícia

Café da Gestão recebe assessora de planejamento da Prefeitura de Fortaleza

Café da Gestão recebe assessora de planejamento da Prefeitura de Fortaleza

Ouvir: Café da Gestão recebe assessora de planejamento da Prefeitura de Fortaleza

O Café da Gestão, promovido pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), recebeu palestra sobre o Plano Plurianual (PPA) Digital da Prefeitura de Fortaleza. O encontro, ocorrido nessa sexta-feira (29/11), contou com a presença da assessora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Desirée Custódio Mota Gondim.

De acordo com a gestora, o PPA Digital (2014-2017), ferramenta criada em 2013, teve como objetivo garantir a participação popular na escolha dos eixos que serão priorizados pela Prefeitura nos próximos quatro anos. O documento foi formulado a partir de votação virtual, no portal da instituição e em tótens espalhados pela cidade, em que os fortalezenses puderam escolher um eixo prioritário (saúde; educação; segurança e defesa civil; entre outros).

Para ela, a iniciativa foi inovadora ao envolver a sociedade civil no processo de planejamento. “Nós, gestores públicos, temos que pensar maneiras de se comunicar com os cidadãos de forma cada vez mais proativa”. Desirée destacou também a importância da gestão por resultados, uma das premissas do PPA Digital. “Que resultados a sociedade espera? A partir disso, é que vamos pensar as atividades, os projetos e os produtos a serem desenvolvidos”.

A titular da Seplag, Diana Santos Pontes, disse que o encontro foi importante, pois apresentou ideias que poderão ser colocadas em prática no próximo semestre, quando o TJCE começará a trabalhar no Planejamento Estratégico da Justiça Estadual para 2015-2020.

Também estiveram presentes à palestra o secretário de Finanças (Sefin) do TJCE, José Joaquim Neto Cisne, além de servidores do Tribunal.

PERFIL

Desirée Custódio Mota Gondim é economista, especialista em Economia Rural, Consultoria Empresarial e Gestão Pública. Atualmente, está cursando Direito na Faculdade Integrada do Ceará. No campo profissional, já atuou como secretária titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará, secretária executiva da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo do Governo do Estado e consultora no Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Foi também presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan). É autora do livro “Evolução do Emprego Rural no Estado do Ceará”.