Conteúdo da Notícia

Aumento do servidor é aprovado na Assembleia

Ouvir: Aumento do servidor é aprovado na Assembleia

19.01.2011 negócios
Os servidores estaduais deverão ter mesmo o reajuste de 5% em seus vencimentos a partir deste mês. A mensagem do Governo Estadual, que trata do assunto e tramitava na Assembleia Legislativa (AL), foi aprovada ontem pelos deputados sem modificações. Agora, resta apenas a sanção do governador Cid Gomes para que o incremento chegue ao bolso do funcionalismo, o que deve ocorrer durante as próximas duas semanas.
Também na sessão de ontem, foram aprovadas, sem quaisquer alterações no texto, as criações das secretarias da Copa (Secopa) e da Pesca e Aquicultura; a alteração de procedimentos relativos à aposentadoria de servidores; e a prorrogação, até janeiro de 2020, do texto que considera que os custos com os serviços de telecomunicações, energia elétrica e demais aquisições para o consumo dos estabelecimentos não podem ser utilizados como crédito na cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
Menor que o esperado
O aumento dos servidores foi bem inferior aos 10% esperados, que foram levados como proposta às mesas de negociação, mas correspondeu ao ganho real prometido pelo governador na última campanha. Com a antecipação da data-base do funcionalismo público estadual de junho para janeiro, o índice de reajuste foi construído a partir da inflação acumulada daquele mês até o atual (2,74%), mais ganho real de 2% – conforme promessa. Os valores foram somados e arredondados para os 5% que serão aplicados durante este ano.Leia mais em Política