Conteúdo da Notícia

Alex Gardenal é absolvido do crime de homicídio e condenado por formação de quadrilha

Alex Gardenal é absolvido do crime de homicídio e condenado por formação de quadrilha

Ouvir: Alex Gardenal é absolvido do crime de homicídio e condenado por formação de quadrilha

O Conselho de Sentença do 5º Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza absolveu Alexandre de Souza Ribeiro, conhecido como “Alex Gardenal”, pelo homicídio do agente penitenciário Francisco Kléber Nobre da Silva. Pelo crime de formação de quadrilha, o réu foi condenado a dois anos e quatro meses de reclusão. A pena será cumprida em regime semiaberto. O julgamento ocorreu nessa quarta-feira (21/03).

A juíza Valência Maria Alves de Sousa Aquino presidiu a sessão, aberta às 14h30 e encerrada às 20h15min. Para o julgamento, “Alex Gardenal” veio escoltado da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), onde está preso.

O promotor de Justiça Walter Silva Pinto Filho sustentou a acusação de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e formação de quadrilha. O advogado de defesa, Ronaldo Braga Teles Monteiro, alegou a tese de negativa de autoria.

O CRIME

Segundo denúncia do Ministério Público Estadual (MP/CE), a vítima trabalhava no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), onde era conhecido pela atuação rigorosa. Por isso, passou a ter atritos com alguns detentos, que se uniram para planejar e determinar a execução.

Francisco Kléber foi morto no dia 11 de novembro de 2007, por volta das 17h, quando retornava para casa. Ele foi surpreendido por dois homens, em um automóvel, que dispararam vários tiros de pistola. O réu “Alex Gardenal” foi acusado de participar do assassinato.