Conteúdo da Notícia

Acusados de matar empresária Marcela Montenegro serão citados na próxima quarta-feira

Ouvir: Acusados de matar empresária Marcela Montenegro serão citados na próxima quarta-feira

Jacinto Cosmo Alves Filho, conhecido como ?Buiú?, e Francisco Leandro da Silva, vulgo ?Pica-Pau?, serão levados, na próxima quarta-feira (14/04), às 15 horas, à 15ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua para serem citados no processo que investiga a morte da empresária Marcela Moreira Montenegro, ocorrida no início de março deste ano, na Cidade 2000.
Na ocasião, os acusados irão assinar uma certidão de citação, declarando terem tomado conhecimento do processo que tramita na Justiça contra eles e ainda que receberam uma cópia da denúncia do Ministério Público. Os réus informarão também quem será o advogado de defesa ou defensor público que assumirá o caso.
No dia 30 de março, a juíza titular da 15ª Vara Criminal, Helena Lúcia Soares, recebeu e aceitou a denúncia contra os réus. O documento foi entregue pelo promotor de Justiça titular da Vara, Amisterdan de Lima Ximenes, um dia antes.
Os acusados responderão pelos crimes de latrocínio, formação de quadrilha armada, corrupção de menor de 18 anos e concurso material com agravante de ter sido praticado mediante emboscada e com recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
De acordo com os autos, no último dia 9 de março, por volta de 0h10, a vítima Marcela Moreira Montenegro, na companhia da mãe, Maria Itamir Moreira Montenegro, passava pela rua Zuza Acioli, na Cidade 2000, após sair de uma igreja, quando foi abordada pelos acusados e por dois menores.
Segundo o Ministério Público, a empresária só percebeu a emboscada quando o réu Jacinto Cosmo Alves Filho, armado, pulou na frente do veículo para que ela parasse o carro e o assalto fosse realizado.
Conforme a acusação do promotor, ?sem qualquer possibilidade de defesa para a vítima, Jacinto Cosmo efetuou um disparo que atravessou o vidro dianteiro do lado do condutor, atingindo a vítima na cabeça, na região parieto-occipital esquerda, ocasionando traumatismo cranioencefálico, com hemorragia intracraniana e perda de massa encefálica, resultando na morte da vítima?.
Amisterdan de Lima Ximenes destaca ainda que há uma diversidade de versões nas declarações dos envolvidos, como a que o acusado Jacinto Cosmo teria pulado na frente do veículo e um dos menores teria efetuado o disparo contra Marcela Montenegro. ?Contudo, observando melhor essas divergências, comparando-as com as declarações da mãe da vítima e com o laudo pericial realizado no veículo da vítima, é que afirmamos que Buiú fora quem efetuara o disparo contra Marcela?.
No dia 10 de março, a juíza Helena Lúcia Soares expediu o mandado de prisão preventiva de Francisco Leandro da Silva. Jacinto Cosmo Alves Filho foi preso em flagrante.