Conteúdo da Notícia

Acusado de matar primo será julgado novamente nesta segunda-feira

Ouvir: Acusado de matar primo será julgado novamente nesta segunda-feira

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a novo julgamento, nesta segunda-feira (21/06), às 13h30, o réu José Roberto Sousa Nascimento. Ele é acusado de ter matado o próprio primo, Genilson Silva de Sousa, no dia 4 de maio de 2002, no bairro Bom Sucesso, em Fortaleza.
O denunciado já foi julgado, no dia 11 de abril de 2007, e condenado a 14 anos de reclusão em regime inicialmente fechado. A defesa apelou da decisão e a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) deu provimento ao recurso, determinando que ele fosse submetido a novo julgamento. O acusado responde por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e utilização de recurso que tornou impossível a defesa da vítima.
O novo julgamento de José Roberto havia sido marcado para o último dia 10 de maio, mas não foi realizado porque ele não foi mais encontrado pela Justiça. O juiz responsável pelo caso declarou a revelia do réu e o julgamento poderá ocorrer mesmo sem a presença do acusado.
O júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira e a defesa ficará a cargo do defensor público Gelson Azevedo Rosa. A acusação será patrocinada pela promotora Alice Iracema Melo Aragão.
O CRIME
Consta nos autos que o assassinato teria sido motivado por vingança, pois, dias antes, a vítima havia tentado matar o irmão de José Roberto em uma festa. No dia crime, o réu foi ao bar onde Genilson, que era seu primo, estava bebendo e, após trocar algumas palavras com a vítima, sacou um revólver e efetuou vários disparos.
Genilson Silva foi socorrido e levado ao hospital, porém, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu e faleceu. Depois de algumas semanas, José Roberto compareceu à delegacia do bairro. Em depoimento, confessou a autoria do crime, mas defendeu que matou Genilson porque ele havia tentado matar seu irmão e feito ameaças a outras pessoas da família.