Conteúdo da Notícia

Ações judiciais na área de saúde pública são tema de debate no Fórum Clóvis Beviláqua

Ações judiciais na área de saúde pública são tema de debate no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Ações judiciais na área de saúde pública são tema de debate no Fórum Clóvis Beviláqua

As ações judiciais para fornecimento de medicamentos e tratamento de saúde e o panorama da saúde no Ceará foram temas de debates, nesta segunda-feira (20/06), no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. As discussões fizeram parte do Fórum do Judiciário para a Saúde no Estado, realizado pelo Comitê Executivo Estadual para a Saúde, ligado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A abertura do evento contou com a presença do diretor do Fórum da Comarca da Capital, juiz José Krentel Ferreira Filho; do coordenador do Comitê Estadual, juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira; da promotora de Justiça da Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto, e do juiz federal e membro do Fórum Nacional do Judiciário para o Monitoramento e Resolução das Demandas de Assistência à Saúde do CNJ, juiz Jorge André de Carvalho Mendonça.
Ministrando palestra, o juiz Jorge André Mendonça explicou que a criação do Fórum Nacional ocorreu depois que o CNJ percebeu a complexidade das questões. Inicialmente, os debates estão focados no Sistema Único de Saúde (SUS), mas, de acordo com o magistrado, a ideia é ampliar para os planos de saúde. Ele explicou que o objetivo é resolver os litígios antes que eles se tornem ações judiciais.
O juiz José Krentel destacou a importância de o Judiciário receber encontros que reúnem a sociedade civil. ?Estamos aqui para atender às pessoas que realmente precisam da Justiça?. O magistrado Paulo de Tarso Pires, que também coordena as Varas da Fazenda Pública de Fortaleza, disse esperar que o Comitê tenha participação maciça de operadores do Direito e da Saúde. ?Tenho certeza que os senhores e senhoras aqui presentes serão multiplicadores desse debate?.