“TJ em Movimento” reúne servidoras(es) e magistradas(os) em Sobral
- 5663 Visualizações
- 24-07-2025
Cerca de 180 profissionais que atuam no Judiciário, entre juízas, juízes, servidoras e servidores da Região Norte do Estado, se reuniram em Sobral nessa quarta-feira (23/07). Eles estiveram no Fórum Doutor José Saboya de Albuquerque recebendo a equipe da Gestão 2025-207 do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), na primeira edição do projeto “TJ em Movimento”.
Para o servidor Francisco Ribeiro, efetivo há 44 anos, a visita foi muito produtiva. “Tenho certeza de que esse relacionamento direto com os servidores, através da observação, do diálogo e da interação, é de suma importância para que as metas e objetivos do Poder Judiciário cearense sejam atingidas com sucesso”, pontuou.
A juíza diretora do Fórum, Joyce Sampaio Bezerril Fontenele, ressaltou que a iniciativa demonstra a valorização da atividade enquanto servidores(as). “É superimportante para que a gente possa estreitar e fortalecer os laços. E nós todos, servidores, juízes, que estamos vinculados diretamente à atividade jurisdicional, sabemos que esse é o único caminho que temos para aprimorar a nossa atividade. A gente percebe que o Tribunal de Justiça valoriza a nossa atividade enquanto servidores e isso é muito importante para a gente.”
APRESENTAÇÕES
Durante a manhã, servidoras(es) e magistradas(os) das comarcas que integram a circunscrição do 5º Núcleo Regional de Custódia e das Garantias do Estado puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da administração do TJCE. A titular da Secretaria de Governança Institucional (Segov), Rafaella Lopes, apresentou os resultados da instituição de janeiro até junho.
Foram feitas ainda explanações da secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Jacqueline Alves; do Diretor Executivo Negocial do PJe, Miguel Mota; e do secretário-geral da Área Judiciária, Nilsiton Aragão, que falou sobre a destinação de penas pecuniárias. A secretária de Tecnologia da Informação, Denise Olsen, abordou as diretrizes para uso da Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário. Já a chefe da Assessoria de Comunicação, Lyana Ribeiro, apresentou o trabalho da unidade e os produtos desenvolvidos pela equipe.
Na abertura do evento, o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, destacou que é fundamental compartilhar experiências e manter o diálogo. “Todos somos instrumentos, servidores da sociedade, especialmente daqueles que têm seus direitos fundamentais violados. Nós, enquanto integrantes do Poder Judiciário, somos responsáveis pela garantia e pela restauração desses direitos. É esse propósito que nos orienta: aprimorar, de forma contínua, o serviço que prestamos, essencial para a população.”
Durante a tarde, o presidente se reuniu com juízas(es) das 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Zonas Judiciárias, para discutir ações locais e regionais, além de identificar soluções colaborativas para o fortalecimento da atuação do Judiciário cearense.

O “TJ em Movimento” deve visitar todas as regiões do Estado até o fim da gestão. Ainda este ano, estão previstas edições nas regiões do Cariri e dos Inhamuns, com magistradas(os) e servidores(as) dos núcleos regionais adjacentes.
AUTOATENDIMENTO CIAT
Na ocasião, foi inaugurado o primeiro posto de autoatendimento da Central Interna de Atendimento (CIAT). Os postos serão implantados na Central de Atendimento Judicial (CAJ) das comarcas-sede dos Núcleos Regionais. A central de autoatendimento é pioneira entre todos os Tribunais do País.

“É uma forma de nos aproximarmos do servidor das comarcas do Interior. Teremos um autoatendimento em todos as comarcas-sede de todos os núcleos. Em breve, publicaremos um cronograma com essas inaugurações, mas já estão previstas instalações em Crato, Iguatu, Caucaia e Maracanaú”, ressaltou Andrea Ribeiro, gerente do atendimento interno.
Ela explicou ainda que os postos serão implantados nos locais das CAJs para que os funcionários possam fazer a conexão do servidor por meio do balcão virtual, que é a ferramenta de comunicação com os servidores.




