Conteúdo da Notícia

2ª Câmara Criminal nega trancamento de ação contra acusado de fraudar licitação em Groaíras

2ª Câmara Criminal nega trancamento de ação contra acusado de fraudar licitação em Groaíras

Ouvir: 2ª Câmara Criminal nega trancamento de ação contra acusado de fraudar licitação em Groaíras

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou pedido para trancar ação penal contra o comerciante Francisco Juscelino Martins de Azevedo, acusado de fraude em licitação e de superfaturamento de serviços prestados à Prefeitura de Groaíras, a 273 km de Fortaleza. O relator do caso foi o desembargador João Byron de Figueirêdo Frota.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), Francisco Juscelino teria participado da contratação irregular de caminhão para realizar a limpeza urbana.

Outras 16 pessoas também foram denunciadas. Entre os problemas detectados pelo MP estão falta de numeração e rubrica nos documentos referentes ao processo licitatório, pareceres de dispensa de licitação e procedimentos de pagamentos, o que poderia facilitar alterações a qualquer momento.

Notificado, o comerciante argumentou ausência de justa causa para instauração da ação penal. No entanto, o Juízo de 1º Grau recebeu a denúncia e determinou a instauração do processo.

A defesa deu entrada em habeas corpus com pedido de liminar (nº 0130479-25.2012.8.06.0000) no TJCE objetivando o trancamento da ação. Alegou que o acusado era apenas o proprietário do veículo e não firmou contrato com a Prefeitura e, sim, com a empresa prestadora de serviço ao Município.

Ao analisar o caso, nessa segunda-feira (23/07), a 2ª Câmara Criminal negou o pedido. Segundo o relator, a acusação “aponta de forma contundente os robustos indícios que recaem sobre a participação do paciente [réu] no sofisticado esquema de fraudes diversas em processos licitatórios na cidade de Groaíras”.