Conteúdo da Notícia

2ª Câmara Criminal nega habeas corpus para caminhoneiro preso com 460 kg de maconha

2ª Câmara Criminal nega habeas corpus para caminhoneiro preso com 460 kg de maconha

Ouvir: 2ª Câmara Criminal nega habeas corpus para caminhoneiro preso com 460 kg de maconha

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou habeas corpus para o caminhoneiro Américo Gonçalves Júnior, preso em flagrante com 460 kg de maconha. A decisão, proferida nesta segunda-feira (19/11), teve como relatora a desembargadora Francisca Adelineide Viana.

Segundo os autos, o acusado foi preso no dia 15 de junho de 2011, quando dirigia caminhão pela BR 116, próximo ao Município de Pena Forte, distante 545 km de Fortaleza. A droga estava distribuída em treze caixas, escondidas entre embalagens de cigarros. Além do carregamento, foi encontrado um grama de cocaína na cabine do veículo.

Segundo investigação policial, a droga vinha de São Paulo e seria comercializada pelo filho do réu, David de Oliveira Gonçalves, que cumpre pena no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), também por tráfico.

Em depoimento, o caminhoneiro negou participação no crime. Disse que foi contratado somente para transportar cigarros. Contudo, afirmou desconhecer a pessoa que o contratou.

A defesa ingressou com habeas corpus (nº 0131439-78.2012.8.06.0000) no TJCE, alegando excesso de prazo na formação da culpa. A 2ª Câmara Criminal negou o pedido de liberdade. “Observa-se que a ação penal de origem envolve dois réus e procura apurar três complexas condutas delituosas (tráfico de drogas interestadual, associação para o tráfico e porte para consumo pessoal), sendo necessária a expedição de várias cartas precatórias – citatórias e intimatórias –, mostrando-se clara a existência de complexidade na causa e justificando-se, portanto, a maior delonga no encerramento dos atos processuais”, explicou a desembargadora.