Conteúdo da Notícia

1º Tribunal do Júri julga acusado de participar de assassinato por motivo de ciúmes

Ouvir: 1º Tribunal do Júri julga acusado de participar de assassinato por motivo de ciúmes

28.11.09
A 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, na próxima segunda-feira (30/11), às 13h:30min, o réu Francisco Tibúrcio Lacerda de Sousa. Ele é um dos acusados de assassinar José Paulino Martins, em agosto de 2002, em uma comunidade do bairro Vila União, em Fortaleza.
O outro réu do processo, Cléber Santiago Barbosa, o “Batata”, foi julgado e condenado a 12 anos de prisão, por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima, no dia 5 de outubro de 2005. O assassinato teria sido motivado por ciúmes.
Segundo a acusação do Ministério Público, Francisco Tibúrcio e Cléber Santiago passaram o dia 26 de agosto de 2002 bebendo próximo às suas residências no bairro Vila União. Por volta das 19h:50min, começou um desentendimento entre Cléber e a vítima José Paulino, por conta de uma suspeita do acusado de que José Paulino estaria interessado em sua esposa. Depois da discussão, Tibúrcio imobilizou a vítima para que Cléber desferisse um golpe de faca na altura do peito esquerdo de José Paulino, que morreu no local.
Os criminosos fugiram, porém, avisados pelos moradores, os policiais conseguiram prender Tibúrcio Lacerda em flagrante. Cléber foi capturado apenas dois meses depois, no bairro João XXIII, onde se refugiou após o delito.
Cléber Santiago Barbosa confessou o crime, enquanto Tibúrcio negou sua participação. A defesa, patrocinada pelo defensor público Ian Mendonça Gomes, pediu a impronúncia de Tibúrcio, mas teve recurso negado, motivo pelo qual o réu vai a julgamento popular.
A acusação será feita pelo promotor de Justiça Francisco Marques Lima, e o julgamento será presidido pelo juiz titular da 1ª Vara do Júri, Francisco Mauro Ferreira Liberato.
Fonte: TJ/Ceará