Os pedidos de certidões no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Ceará serão realizados através do Sistema de Requerimento e Expedição de Certidões – SIRECE, conforme Resolução nº 40/2025, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Todas as certidões disponibilizadas no sistema poderão ser emitidas de forma automática desde que não haja impedimento legal para sua emissão. A certidão também poderá ser emitida pela Central de Certidões, de forma manual, quando o requerente constar como parte em processos judiciais ou se tratar de casos de homonímia.

O prazo para as certidões não emitidas automaticamente será de até 72 horas, em dias úteis, a contar do recebimento da solicitação pela Central de Certidões.

As certidões disponibilizadas no sistema poderão ser solicitadas por pessoas físicas, jurídicas e através de ofício por instituições públicas.

Tipos de certidões

São tipos de certidões emitidas pelo sistema SIRECE:

  • Certidão judicial cível e criminal
  • Certidão de instrução processual cível e criminal
  • Certidão para inscrição de candidatura no TRE
  • Certidão para Porte e Registro de Arma
  • Certidão de Ações Possessórias ou Petitórias
  • Certidão de Naturalização
  • Certidão de Inventário ou Arrolamento
  • Certidão de Interdição, Tutela e Curatela
  • Certidão de Falência e Concordata
  • Certidões de Prática Judicial

Além dos tipos relacionados acima poderão ser solicitadas certidões com parâmetros específicos quanto à classe processual, período de consulta e tipos de polo (ativo e/ou passivo).

Atendimento

O atendimento da Central de Certidões é realizado pela Central de Atendimento Judicial – CAJ através dos seguintes contatos:

:: Balcão virtual

 WhatsApp CAJ Fortaleza 1ºGrau: : (85) 8217-0416

WhatsApp CAJ Fortaleza 2ºGrau: (85) 8234-5803

Telejustiça: (85) 3108-2000 (opção 4)

 

 

 

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