Arte para transformar: projeto premia redações e pinturas escolares sobre combate à violência contra a mulher
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- 01-12-2025
Se a transformação em uma cultura de paz passa por várias mãos, é pelas dos jovens que a luta se veste de renovação. E a educação, por meio da expressão artística e da escrita, é ferramenta poderosa na construção de uma sociedade mais igualitária. Nesta sexta-feira (28), os mesmos jovens que, através da pintura e da escrita, demonstraram seu compromisso com uma sociedade mais justa foram agraciados em cerimônia de encerramento deste ciclo do projeto “Arte para Transformar: Cada Traço, um Ato de Respeito às Mulheres”.
A iniciativa é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), o Curso de Redação Prof. Diego Pereira e a Universidade Federal do Ceará (UFC), onde ocorreu a cerimônia. Nove estudantes de cada modalidade do concurso tiveram suas obras reconhecidas, sendo contemplados com diversas premiações, entre elas: smartphones, notebooks, livros do Prof. Diego Pereira, além de ingressos de cinema ofertados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e um almoço oferecido pelo Hotel Sonata de Iracema.
O evento contou com a presença de Maria da Penha, ativista e grande nome no combate à violência contra a mulher, e a participação virtual da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, além da presidenta da Coordenadoria da Mulher do TJCE, desembargadora Vanja Fontenele Pontes.
Para a desembargadora, o objetivo do projeto foi alcançado: deixar nos estudantes uma marca positiva sobre quem eles pretendem ser na sociedade. “Eu acredito muito na formação humana, e nós temos a oportunidade de formar jovens. O trabalho da Justiça, além dos procedimentos tradicionais, precisa também se voltar para a despotencialização do homem, pois a violência doméstica existe porque há o homem agressor”, explicou.
Na ocasião, docentes que se envolveram na iniciativa também receberam homenagens por meio de certificado de participação. A secretária da Educação do Ceará, Eliane Nunes Estrela, frisou que iniciativas como o projeto revelam talentos e contribuem para a reflexão. “Nós, professoras, professores e servidores, seguimos nesse trabalho importante junto ao Tribunal de Justiça construindo caminhos para o enfrentamento à violência contra a mulher”, disse.
A ministra Cármen Lúcia enfatizou a necessidade de uma transformação sociocultural e política para o efetivo combate à violência. “A lei é necessária, mas como dizia Carlos Drummond de Andrade em seu poema, as leis não bastam. Os lírios não nascem da lei. É preciso que a gente faça florescer outra sociedade na qual os direitos assegurados na Constituição sejam cumpridos, tenham eficácia jurídica e social. […] E, portanto, é preciso achar uma outra forma de nos educarmos e de educar nossas crianças e jovens, para que eles saibam que a partilha de direitos e deveres faz com que nós tenhamos realmente a realização desse valor supremo da fraternidade e da justiça”, destacou.
Durante o evento, Maria da Penha fez uma avaliação desta edição do projeto, que reuniu educação, arte, cidadania e compromisso institucional para que, desde cedo, meninos e meninas aprendam que respeitar mulheres é respeitar a vida. “Quando falamos em enfrentamento à violência doméstica e ao machismo, muitas vezes pensamos apenas nas respostas do Sistema de Justiça, mas a verdade é que nenhuma transformação duradoura se constrói apenas nos tribunais. A mudança profunda nasce na escola, nas conversas na sala de aula, nos projetos pedagógicos, na escuta qualificada, no incentivo ao pensamento crítico e no olhar atento de professores e professoras”.
Munida desse olhar atento, a gestora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Matias Beck, Virgínia Vilagran Pinheiro, afirmou que o projeto contribui para a construção de uma juventude multiplicadora de um cenário de paz. Ela também ressaltou que, na escola em questão, houve uma representatividade forte de homens participando do projeto. “Vimos uma representatividade imensa de homens demonstrando seus sentimentos com relação à violência contra a mulher, e isso foi encantador, porque é uma temática que a gente muitas vezes direciona o olhar para a vítima, mas precisamos também trabalhar com a juventude masculina”, frisou.
O aluno da Escola de Ensino Médio Dr. Gentil Barreira e vencedor do concurso de redação do 1º ano, Gabriel Braga, ressaltou a felicidade em participar do concurso e, sobretudo, reforçar os direitos das mulheres. “Na redação, busquei estruturar meus argumentos no constante aumento de feminicídios e relacionando isso com conceitos sociológicos”, destacou.
Das turmas do 2º ano, o vencedor das redações foi o aluno João Antônio de Sousa Rodrigues, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Eusébio de Queiroz, com um texto que cita a ativista Bell Hooks. “É fundamental um projeto como esse nas escolas, porque permite ampliar essa luta contra a violência”, argumentou.
Usando uma frase de Rachel de Queiroz e citando a obra “O Quinze” em sua redação, a aluna do 3º ano da EEMTI Estado do Paraná, Flávia Lopes da Silva, obteve o 2º lugar. “Na minha redação, usei uma frase de Rachel de Queiroz, sobre a literatura ser um dos caminhos mais poderosos para compreendermos e transformarmos a sociedade. Também pontuei o conceito de manterrupting (quando um homem interrompe desnecessariamente uma mulher, invalidando ou desvalorizando a sua opinião)”, lembrou.

CONCURSO DE PINTURA
A primeira fase do projeto contou com um desafio artístico de desenho envolvendo alunos de três escolas públicas de Ensino Médio: Estado do Paraná, Dr. César Cals e Matias Beck. Estudantes transformaram caixas de pizza em telas de pintura, expressando suas reflexões sobre o respeito às mulheres e o combate à violência doméstica.
As obras já foram expostas nas sedes do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), da Guarda Municipal de Fortaleza, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Câmara Municipal de Fortaleza; no Fórum Clóvis Beviláqua e na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
CONCURSO DE REDAÇÃO
Na etapa do concurso de redação, estudantes de 25 escolas estaduais, da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, escreveram textos a partir do seguinte tema: “Desafios para a promoção da leitura e da escrita como instrumentos de emancipação das mulheres em uma sociedade violenta e desigual”.
Nas semanas que antecederam a produção dos textos dissertativo-argumentativos, os jovens participaram de oficinas de ciclos literários, nas quais discutiram temas como sociedade patriarcal, submissão, estereótipos femininos, ciúme, controle nas relações amorosas, feminicídio, violência extrema, resistência e superação feminina.
Também foram trabalhadas, durante essa etapa do projeto, obras clássicas da literatura brasileira como “O Quinze”, “Dom Casmurro”, “A Cartomante” e “Olhos d’Água”. As aulas foram conduzidas por discentes do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC).
VENCEDORES DE CADA MODALIDADE
1ª ETAPA CONCURSO DE PINTURA (Classificação por escola)
EEMTI Matias Beck
1º LUGAR – MARIA CLARA SILVA DA LUZ
2º LUGAR – FABIO YZAEL BARROS DE SOUZA
3º LUGAR – SABRINA DANTAS MONTEIRO
EEM Dr. César Cals
1º LUGAR – ISADORA ARRAES ARAÚJO BEVILÁQUA SALES
2º LUGAR – VICTOR VIEIRA DO NASCIMENTO SOARES
3º LUGAR – ALYCIA MARCELA BAIA DA ROCHA
EEMTI Estado do Paraná
1º LUGAR – TARCYLA VASCONCELOS MARTINS
2º LUGAR – MARIA PAULA BRITO DA COSTA
3º LUGAR – WAGNER WENDEL DA SILVA MEL
2ª ETAPA CONCURSO DE REDAÇÃO (Classificação por série do Ensino Médio)
3ª SÉRIE
1º LUGAR:
ESTUDANTE: GABRIEL COSTA DA SILVA
ESCOLA: EEM PADRE CORIOLANO
2º LUGAR:
ESTUDANTE: FLÁVIA LOPES DA SILVA
ESCOLA: EEMTI ESTADO DO PARANÁ
3º LUGAR:
ESTUDANTE: VINÍCIUS ROQUE LIMA
ESCOLA: EEMTI LICEU PROFESSOR DOMINGOS BRASILEIRO
2ª SÉRIE
1º LUGAR:
ESTUDANTE: JOÃO ANTÔNIO DE SOUSA RODRIGUES
ESCOLA: EEEP EUSÉBIO DE QUEIROZ
2º LUGAR:
ESTUDANTE: ARGEMIRO GABRIEL LOPES BATISTA
ESCOLA: EEEP JUAREZ TÁVORA
3º LUGAR:
ESTUDANTE: JOÃO VICTOR OLIVEIRA RENAULT
ESCOLA: EEEP EUSÉBIO DE QUEIROZ
1ª SÉRIE
1º LUGAR:
ESTUDANTE: GABRIEL BRAGA GONÇALVES
ESCOLA: EEM DR. GENTIL BARREIRA
2º LUGAR:
ESTUDANTE: ELISA SOFIA DUARTE BORGES
ESCOLA: EEMTI DEPUTADO IRAPUAN CAVALCANTE PINHEIRO
3º LUGAR:
ESTUDANTE: FRANCISCO GUILHERME TEIXEIRA BEZERRA
ESCOLA: EEM PADRE CORIOLANO




