Conteúdo da Notícia

Juízas(es) da 5ª Zona Judiciária destacam importância do “Corregedoria Mais Perto” para aperfeiçoamento dos trabalhos

Ouvir: Juízas(es) da 5ª Zona Judiciária destacam importância do “Corregedoria Mais Perto” para aperfeiçoamento dos trabalhos

Em mais uma etapa do programa “Corregedoria Mais Perto”, magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuam nas Comarcas de Maracanaú e Maranguape receberam, nesta terça-feira (21/10), a visita da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ-CE) para um momento de diálogo e escuta ativa, visando ao aprimoramento da prestação jurisdicional e à rotina de trabalho nas unidades.

A corregedora-geral de Justiça, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, enfatiza a missão do programa em promover o diálogo para resolver demandas específicas das comarcas. “Esse momento é para ouvir juízas e juízes, servidoras e servidores, conhecer cada realidade, colher informações e sugestões e, assim, construir uma ponte para resolver as demandas apresentadas”.

A iniciativa, lançada em março de 2025, tem sido bem recebida pelos profissionais do Judiciário, que veem na aproximação uma oportunidade de expor desafios e contribuir para soluções que impactam diretamente a qualidade do serviço oferecido à sociedade.

O juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Maracanaú, Pedro Augusto Teixeira Dias, fala da satisfação de receber a comitiva na unidade. “Recebemos com muita satisfação o Corregedoria Mais Perto, que realmente faz uma escuta ativa das demandas das(os) servidoras(es) e das(os) juízas(es) que atuam nos núcleos judiciais e nas comarcas. É um programa importante e que certamente trará muitos resultados através desse contato direto com a com a corregedora e os(as) juízes(as) auxiliares.”

A juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Maranguape, Ana Izabel de Andrade, salientou que a aproximação com a Corregedoria permite tratar de forma mais eficaz as necessidades da região. “É um momento que a gente traz as dificuldades, as demandas que a gente tem nas nossas próprias comarcas, falando diretamente com a corregedora e com a equipe responsável. Então é um momento de interlocução muito importante entre o Tribunal e os juízes de Primeira Instância.”

Para o servidor Egilson da Rocha Barroso Sobrinho, o programa contribui para a construção de soluções mais práticas e eficazes nas unidades a partir da troca de informações. “A reunião fortalece o diálogo entre a Corregedoria e as unidades presentes aqui, aproximando as equipes e tornando o nosso trabalho mais alinhado e transparente”.

 

Várias pessoas posaram para foto na entrada do Fórum ao final do evento
A próxima visita será na Comarca de Aquiraz, dia 22/10, e contemplará também as Comarcas de Eusébio, Pindoretama, Cascavel e Itaitinga

 

Também estiveram presentes na reunião, que ocorreu no Fórum da Comarca de Maracanaú, as(os) juízas(es) corregedoras(es) auxiliares Ana Kayrena da Silva Freitas, Flávia Setúbal de Sousa Duarte, Gúcio Carvalho Coelho e Wildemberg Ferreira de Sousa.

A programação de visitas para 5ª Zona Judiciária inclui ainda a Comarca de Aquiraz, que receberá a comitiva no próximo dia 22 de outubro. A ação contemplará magistradas(os) e servidoras(es) de Eusébio, Pindoretama, Cascavel e Itaitinga.

 

SEIS ZONAS VISITADAS

 

Desde seu lançamento na Comarca do Crato, em março deste ano, o programa “Corregedoria Mais Perto” expandiu as visitas para diversas regiões do Estado, visitando Baturité, Mulungu, Pacoti e Redenção em abril; Aracati, Jaguaruana e Beberibe em maio; Banabuiú, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu em julho; Sobral, Massapê e Santana do Acaraú em agosto; e Canindé, Caridade e Boa Viagem em setembro, reforçando o diálogo e a proximidade com as diferentes regiões.

A expectativa, de acordo com a desembargadora Marlúcia, é de que todas as Zonas Judiciárias sejam contempladas pelo Programa, fortalecendo o trabalho das juízas e dos juízes, servidoras e servidores que atuam nas comarcas, resultando em benefícios diretos para a comunidade. “A Corregedoria já visitou seis das 14 Zonas Judiciárias, e pretendemos visitar todas até o final da gestão.”

Agenda2030