Exposição de estudantes que retrata o protagonismo feminino chega à sede da OAB-CE
- 1735 Visualizações
- 12-08-2025
Nesta semana, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) ficou mais colorida com a exposição “Arte para transformar: Cada traço, um gesto de respeito às mulheres”. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). Nesta terça-feira (12/08), artes pintadas por estudantes de escolas públicas de Fortaleza foram expostas na entrada da instituição, com o propósito de promover reflexões sobre a mulher e seu protagonismo em suas mais variadas formas.
Produzidas em caixas de pizza, abordando também o tema da sustentabilidade, as obras reúnem trabalhos de alunas(os) das escolas de ensino médio Dr. César Cals, Técnico Integrado Estado do Paraná e Técnico Integrado Matias Beck, sendo resultado de um concurso que envolveu as três instituições de ensino.
“Esses jovens estarão onde nós estamos hoje. Acreditamos na educação para transformar a vida do ser humano, e esse é o objetivo. Quanto mais nós falarmos sobre a questão da vida da mulher, mais nós desestimularemos a violência à qual somos bombardeados todos os dias. Precisamos substituir por estímulos positivos, e é isso que estamos fazendo com este trabalho”, explicou a desembargadora Vanja Fontenele, presidente da Coordenadoria da Mulher, presente na abertura. A magistrada acrescentou ainda que há interesse em levar o concurso para o Interior do Estado.

Tarcyla Vasconcelos Martins foi a vencedora do concurso na Escola Estado do Paraná. “Eu acho que esse tema tem que ficar sendo reforçado sempre. Na minha pintura, tentei colocar uma cena que se passa na minha cabeça, tentei colocar ela [a mulher vítima] se defendendo, escondida, para não ser alcançada”, destacou a estudante.
A aluna Maria Kemily Cauane Ferreira Alves falou sobre o papel dos estudantes como artistas: “Eu acredito muito que nós, artistas, temos um trabalho de fazer críticas sociais de uma forma que chegue em todos os espaços sociais, todos os tipos de pessoas, todas as raças. E este projeto está sendo muito gratificante para mim”.

A presidente da OAB-CE, Cristiane Leitão, ressaltou a parceria das instituições em torno de um tema tão relevante: “Aqui estamos todos juntos, várias instituições, destacando um tema tão importante como a violência doméstica e familiar. Que cumpramos nosso papel de cunho social, de trabalhar pela equidade, e só assim a gente pode sonhar com uma sociedade mais justa, igualitária e, em especial, sem violência”.
Também presente na solenidade, a secretária dos Direitos Humanos do Estado, Socorro França, destacou a fala presente em uma das obras expostas: “A violência contra a mulher não começa só na agressão física”, do estudante Wagner Wendel da Silva Melo. “Toda violência precede de horas de amor, de carinho. A dor é multiplicada quando vem de alguém que você ama. Não é agressão física, mas uma agressão psicológica, que não sai da cabeça nunca”, salientou.
A mostra ficará disponível na sede da OAB-CE até a próxima quinta-feira (14/08). Em seguida, a exposição itinerante seguirá para a sede do Ministério Público e para o Fórum Clóvis Beviláqua.
SERVIÇO
Exposição: “Arte para Transformar”
Local: Sede da OAB-CE (Av. Washington Soares, 800 – Bairro Edson Queiroz)
Período: De 12 a 14 de agosto
Horário: Das 8h às 17h



