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Participantes de audiência pública no Interior elogiam trabalho de escuta realizado pela Ouvidoria do Judiciário

Ouvir: Participantes de audiência pública no Interior elogiam trabalho de escuta realizado pela Ouvidoria do Judiciário

A cidade de Quixadá recebeu, nesta quarta-feira (11/06), a Ouvidoria do Poder Judiciário cearense para falar sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão, mas, principalmente, para ouvir a população da região. No Fórum da Comarca, servidoras(es), advogadas(os) e cidadãs(ãos) que buscam os serviços da Justiça tiveram oportunidade de falar, fazer sugestões, críticas e outras opiniões.

“Nós iniciamos por Fortaleza e estamos agora caminhando para o Interior do Estado. Estou muito feliz de estar aqui em Quixadá, mostrando que a Ouvidoria está cada vez mais próximo ao cidadão cearense, vendo as particularidades de cada região, os anseios, os desejos de melhoria de cada comarca, de cada juiz”, afirmou a ouvidora do Judiciário, desembargadora Andréa Mendes Bezerra Delfino.

Na ocasião, os juízes auxiliares da Ouvidoria apresentaram as Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2025. O juiz Edilberto Lima apresentou as Metas de 1 a 5, que falam sobre o julgamento de processos e o estímulo à conciliação, além da redução da taxa de congestionamento. Já a juíza Cristiane Faria explicou sobre as Metas 6 e 7, sobre ações ambientais e envolvendo indígenas, além da Meta 10, que promove os direitos da criança e do adolescente. A magistrada ressaltou que essa meta seria “o coração da Justiça”. Também foi dada a oportunidade ao público presente a fim de que pudessem fazer sugestões para a construção das metas do CNJ de 2026.

A Meta 8, que prioriza o julgamento de processos relacionados a feminicídio, foi apresentada pela juíza Danielle Pinheiro. “O tempo salva e nós estamos lutando todo o tempo para salvar vidas”, pontuou. Também falou sobre o Canal da Ouvidoria da Mulher, que tem o intuito de promover uma escuta qualificada e encaminhar os processos aos órgãos competentes. A magistrada apresentou também a Meta 9, que estimula a inovação, frisando a inovação com a Linguagem Simples e o uso da Inteligência Artificial em alguns casos.

 

Foto com várias pessoas que participaram da audiência pública
As audiências têm como principal objetivo ouvir as pessoas que buscam os serviços da Justiça

“A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o Poder Judiciário e a sociedade. Então, todos os anseios da população, todas as angústias, todos os problemas devem ser levados ao Judiciário por meio da Ouvidoria. Funciona como um órgão de acolhimento, é fundamental para o bom desenvolvimento do Judiciário”, disse o diretor do Fórum e titular da 2ª Vara Criminal de Quixadá, juiz Luiz Gustavo Montezuma.

 

OUVIR E ACOLHER

 

Sara Amélia, servidora da 1ª Vara Cível de Quixadá, destacou o relevante trabalho de escuta feito pela equipe da Ouvidoria. “Eu mencionei sobre a importância da acessibilidade, de ter cadeiras de rodas no fórum, que é uma necessidade do público que muitas vezes, por não precisarmos, pode passar invisível. É dar voz a quem precisa de voz. Foi um momento muito importante porque a Ouvidoria, sempre atenta, se mostrou muito resolutiva.”

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Sertão Central, advogada Emanuele Ferreira Nobre, também elogiou. “A partir do momento em que o Tribunal traz a Ouvidoria para Comarca, a gente consegue ouvir a voz da população, os anseios, o que é que pode vir a aperfeiçoar ou melhorar. Então, a gente agradece essa preocupação do Tribunal em ouvir não só a sociedade, mas a Advocacia e todos os órgãos que tiveram hoje aqui presentes.”

O juiz Walton Pereira de Souza Pava, titular da 2ª Vara Cível de Quixadá, lembrou que, “mais interessante que estar aberta a receber as manifestações, é o fato de vir ao encontro da população para que possa ouvir os seus anseios e suas necessidades”.

A reunião contemplou a população das Comarcas de Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, bem como das agregadas: Mombaça, Choró, Banabuiú, Pedra Branca, Milhã, Piquet Carneiro e Deputado Irapuan Pinheiro. A próxima comarca a receber a Ouvidoria do Poder Judiciário será a de Caucaia, prevista para realizar uma audiência pública em agosto.

 

SAIBA COMO ACIONAR A OUVIDORIA

 

Portal Institucional: https://www.tjce.jus.br/ouvidoria/
Sistema de Ouvidoria SIOGE: https://www8.tjce.jus.br/ouvidoria/acionamento/EnviarMensagemWeb.do
E-mail: ouvidoriageral@tjce.jus.br
WhatsApp Business: (85) 98183-0768
Balcão Virtual: https://tjce-teams-apps-bv.azurefd.net/meeting/OUVIDORIADOPODERJUDICIARIO
Ouvidoria da Mulher: (85) 3108-2000, opção 1
App TJCE Mobile: para baixar o App, o usuário clica no Play Store (Android) ou App Store (IOS)

 

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