Conteúdo da Notícia

1º Juizado da Mulher de Fortaleza promove ações de prevenção ao câncer de mama

Ouvir: 1º Juizado da Mulher de Fortaleza promove ações de prevenção ao câncer de mama

Como parte da programação do Outubro Rosa do Poder Judiciário cearense, o 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza está promovendo palestras educativas e distribuindo lembretes para que colaboradoras da unidade e vítimas agendem seus exames preventivos. Além de incentivar o diagnóstico precoce, importante para a maior eficácia do tratamento, o Juizado tem alertado para a relação entre a violência doméstica e a saúde da mulher.

“Algumas pesquisas apontam para essa influência, por isso é necessário reforçar a existência das medidas protetivas de urgência que podem frear a conduta do agressor. As mulheres precisam ter consciência de que a Lei Maria da Penha está aí para ampará-las, especialmente quando elas recebem um diagnóstico de câncer de mama e sofrem ainda mais violência por parte dos companheiros”, explica a juíza Rosa Mendonça, titular do 1º Juizado da Mulher da Capital.

Nesta terça-feira (11/10), a assistente social Jord Guedes vai conduzir palestra para servidoras da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece), parceira do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no projeto “De mãos dadas pela paz em casa”, voltado ao enfrentamento da violência doméstica. Vários núcleos da Cagece, localizados em Fortaleza e Pacatuba, vão receber equipe do Juizado ao longo do mês.

A iniciativa tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce e contribuir para saúde da mulher

Em parceria com a Escola Cearense de Ultrassonografia (ECUS), serão realizados 50 encaminhamentos para ultrassom mamária, um dos exames indicados para diagnóstico de câncer de mama.

A programação inclui distribuição de ligas de cabelo e brincos com mensagens de estímulo ao autoexame e cuidado com a saúde feminina, dia de beleza, corte de cabelo e doação de lenços.

O Juizado também conta com o apoio da Faculdade Ari de Sá e de outras instituições privadas e públicas para a arrecadação de materiais de higiene e alimentos não perecíveis a serem destinados às entidades que acolhem pacientes em tratamento.

JustiçaMulher