Juizado acompanha situação de ex-presos enviados ao Núcleo de Assistência à Família
- 698 Visualizações
- 26-06-2015
Uma equipe do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza esteve com representantes do Núcleo de Assistência à Família de Pessoas Privadas de Liberdade (Nuasf), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus). A reunião aconteceu nessa quarta-feira (24/06), no prédio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e Egresso (Cispe), no Centro de Fortaleza.
O objetivo foi verificar a frequência dos casos encaminhados ao Núcleo, onde o Juizado é o responsável por enviar os ex-presos para atendimento psicossocial no Nuasf. O órgão também faz o atendimento à mulher quando ela passa a conviver com o réu após a soltura.
“A ideia é fortalecer essa mulher, e que o agressor não cometa mais nenhum tipo de violência doméstica”, explica a titular do Juizado de Fortaleza, juíza Rosa Mendonça.
O Nuasf dá apoio jurídico, psicológico e social a internos do sistema penitenciário estadual e seus familiares. O núcleo é responsável ainda por fornecer à vítima informações sobre pedido de auxílio-reclusão, documentação do preso e funcionamento do sistema prisional.
Também participaram do encontro o coordenador do Núcleo, Bento Laurindo; psicóloga do Juizado, Inês Reis; psicóloga do Nuasf, Nelma Cipriano; assistente social do Núcleo, Viviane Almeida; e a estagiária Rebeca Silva.