
Juíza Luciana Teixeira recebe homenagem pelos serviços prestados ao sistema penitenciário
- 3501 Visualizações
- 12-12-2014
A juíza Luciana Teixeira de Souza foi agraciada, nesta sexta-feira (12/12), com a Medalha Clodoaldo Pinto, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao sistema carcerário cearense. A comenda, concedida pelo Conselho Penitenciário do Estado (Copen), foi entregue durante solenidade realizada no auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus).
A magistrada, que é titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza, também está à frente da Corregedoria dos Presídios e Estabelecimentos Penitenciários desde fevereiro último, quando foi designada pelo diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, para exercer a função pelo período de um ano.
Na ocasião, a juíza agradeceu a todos que colaboraram com as ações realizadas pelo órgão, “sem os quais o meu trabalho à frente da Corregedoria de Presídios não teria alcançado suas metas e atingido seus objetivos”.
A solenidade foi aberta pela presidente do Copen, Karla Andreia Magalhães Timbó Pinheiro, e contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, de juízes e servidores do Poder Judiciário, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, entre outras instituições.
A comenda foi instituída em 16 de janeiro de 2004, para homenagear profissionais que tenham atuação de destaque em questões penitenciárias. A medalha leva o nome do cearense Clodoaldo Pinto, estudioso do Direito Penal, que foi promotor de Justiça, advogado e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou ainda como jornalista e escritor, integrando a Academia Cearense de Letras.