
Intérpretes voluntários auxiliam atendimento a turistas estrangeiros no Juizado do Aeroporto
- 1037 Visualizações
- 11-06-2014
O Juizado do Aeroporto, estrutura montada pelo Poder Judiciário do Ceará para atender ao aumento do fluxo de turistas devido à Copa do Mundo, conta com equipe de intérpretes para auxiliar os visitantes estrangeiros. Os profissionais, que atuam de forma voluntária, têm domínio preferencial de inglês e espanhol. Há também alguns com conhecimento em italiano e francês.
O plantão judiciário, localizado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, está funcionando de maneira ininterrupta, 24 horas por dia, no período de 05 de junho a 18 de julho. São atendidas causas cíveis relativas a relações de consumo, envolvendo companhias aéreas e outros serviços prestados no aeroporto. As equipes plantonistas são formadas por um juiz, um funcionário e um conciliador, além dos intérpretes.
A analista judiciária Renata Sales de Castro, lotada na Comarca de Capistrano, no Interior do Ceará, viu no trabalho voluntário uma forma de adquirir novas experiências, fazer contatos profissionais e colaborar com a Justiça. Ela já havia atuado no plantão durante a Copa das Confederações e, agora, tem mais uma oportunidade de exercer a função de intérprete, contribuindo para que “o turista seja bem atendido e receba uma resposta imediata da Justiça”.
A professora de inglês Cristina de Pontes também participa do plantão pela segunda vez, buscando incrementar o currículo. “Na época [Copa das Confederações], tinha voltado a morar no Brasil recentemente e, como estava procurando uma recolocação no mercado profissional, busquei esse trabalho que, apesar de ser voluntário e não remunerado, é muito valorizado pelas empresas. Como foi uma experiência positiva, resolvi participar novamente”, disse.
Além do Juizado do Aeroporto, o Poder Judiciário do Ceará realiza, nos dias de jogos da Copa do Mundo em Fortaleza, plantões do Juizado do Torcedor e nas proximidades da Arena Castelão e do evento Fifa Fan Fest, que ocorre no aterro da Praia de Iracema.