Conteúdo da Notícia

Comarca do Crato instala Núcleo  Permanente de Conciliação

Comarca do Crato instala Núcleo Permanente de Conciliação

Ouvir: Comarca do Crato instala Núcleo Permanente de Conciliação

A Comarca do Crato, distante 567 km de Fortaleza, instalou Núcleo Permanente de Conciliação. A solenidade foi presidida pelo diretor do Fórum Hermes Parahyba, juiz José Flávio Bezerra Morais, e contou com a presença da reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Otonite Cortez.

A iniciativa é resultado de pacto de cooperação técnica firmado entre o Fórum e a Urca, e contará com nove estagiários acadêmicos do curso de Direito. Os estudantes serão remunerados pela universidade.

A coordenação do Núcleo ficará a cargo do Juiz Rômulo Veras. “O projeto também busca mudança de paradigma na atuação dos operadores jurídicos e da própria sociedade, na medida em que propicia uma visão contemporânea de cooperativismo entre os indivíduos, baseada na solidariedade e bem comum”, disse o coordenador. Ainda segundo ele, o projeto irá contribuir significativamente para restaurar as relações familiares e sociais, resultando em um processo de harmonização social.

Comparecem à solenidade os juízes da Rômulo Veras Holanda (Vara de Família e Sucessões); Ângelo Bianco Vettorazzi (Juizado Especial Cível e Criminal); José Batista de Andrade (1ª Vara Civel); Francisco José Mazza Siqueira (2ª Vara Criminal); Renato Belo Vianna Velloso (1ª Vara Criminal); o vice-reitor da Urca José Patrício Pereira Melo; a pró-reitora de assuntos estudantis e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Cileide Araújo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção do Crato, Aderson Feitosa Ferro Terceiro, além de autoridades, servidores e estudantes do curso de Direito.

O Núcleo está inserido na Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, instituída pela Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solenidade de instalação ocorreu nessa sexta-feira (25/04).