
Lançamento do livro do desembargador Fernando Ximenes reúne autoridades do Estado
- 777 Visualizações
- 29-11-2013
Autoridades políticas, desembargadores e juristas prestigiaram, nessa quinta-feira (28/11), o lançamento do livro “Palavras e Admirações”, de autoria do desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Entre os presentes estavam o governador do Estado, Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.
O evento ocorreu no Ideal Clube, em Fortaleza, e reuniu também o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado José Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante; os ex-governadores Gonzaga Mota e Lúcio Alcântara; e o presidente do Ideal Clube, Alcimor Rocha Júnior; além de magistrados, advogados, empresários, amigos e familiares do magistrado. A obra, publicada pela Edições UFC, foi apresentada pelo professor Filomeno Moraes, doutor em Direito pela Universidade de São Paulo.
O livro apresenta a trajetória de Fernando Ximenes na área da Administração da Justiça e reúne reflexões sobre a reforma do Judiciário, a formação da magistratura e o papel das escolas judiciais. Há também textos que traçam perfis de personalidades como dom Aloísio Lorscheider, Demócrito Dummar e Paulo Bonavides.
PERFIL
Natural de Fortaleza, o desembargador Fernando Ximenes é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desempenhou os cargos de procurador-geral do Estado, procurador-geral do Município de Fortaleza e secretário da Justiça, entre outros.
Em 1994, ingressou no TJCE, em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB/CE), pelo critério do quinto constitucional. Foi presidente da Corte durante o biênio 2007/2009, além de vice-presidente e diretor do Fórum Clóvis Beviláqua (2005/2007).
No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), desempenhou as funções de presidente (2003/2005), além de vice e corregedor regional eleitoral (junho de 2002 a janeiro de 2003). É professor adjunto de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UFC e membro do Instituto dos Advogados e do Instituto dos Magistrados do Ceará, da Academia Cearense de Retórica e da Academia de Ciências Sociais.