Conteúdo da Notícia

Mutirão promovido pela 18ª Vara de Família alcança 62% de acordos

Mutirão promovido pela 18ª Vara de Família alcança 62% de acordos

Ouvir: Mutirão promovido pela 18ª Vara de Família alcança 62% de acordos

A 18ª Vara de Família de Fortaleza promoveu, nessa terça e quarta-feira (30 e 31/07), 132 audiências de conciliação, das quais 62% resultaram em acordos entre as partes. O mutirão envolveu ações de pensão alimentícia, divórcio, declaração de união estável e investigação de paternidade.

Segundo a juíza titular da unidade, Maria de Fátima de Melo Loureiro, a cada mês são reservados um ou dois dias exclusivamente para as tentativas de acordos. Ela explica que, durante os mutirões, são montadas quatro mesas de conciliação, que funcionam simultaneamente, dando celeridade ao andamento das sessões.

Conforme a magistrada, todos os meses são incluídos na pauta do mutirão de 120 a 150 processos, atingindo, normalmente, 60 a 70% de êxito. Para ela, os mutirões são responsáveis, em grande parte, pelos bons resultados alcançados pela unidade.

A juíza explica que, para obter bons índices de acordo, os conciliadores buscam sensibilizar as partes para a importância de solucionarem os conflitos familiares de forma pacífica. “Tentamos passar a mensagem de que, mesmo com o divórcio, a família não se dissolve, pois os filhos são um laço forte que fica para sempre e, por isso mesmo, devem ser priorizados”.