Conteúdo da Notícia

Conciliadores planejam metas para 2013  em reunião do Nupemec no TJCE

Conciliadores planejam metas para 2013 em reunião do Nupemec no TJCE

Ouvir: Conciliadores planejam metas para 2013 em reunião do Nupemec no TJCE

Os conciliadores dos Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua e do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram da reunião do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec). O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (09/04), no Palácio da Justiça.

A reunião foi presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Nupemec. Também participaram as juízas Natália Almino Gondim, coordenadora do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua, e Helga Medved, coordenadora do Núcleo.

O encontro teve como objetivo traçar metas para 2013 na área de conciliação do Judiciário cearense, além de ouvir sugestões. A equipe de conciliadores é formada por desembargadores, juízes, defensores e procuradores de Justiça aposentados. “Nos reunimos com eles para ouvir sugestões de melhorias na forma de conciliar”, afirmou a desembargadora Nailde Pinheiro.

Entre os assuntos tratados, a magistrada ressaltou a realização dos mutirões ao longo do ano. “Conversamos sobre como serão feito os mutirões. Essas atividades acontecem diariamente. Não se concentram apenas nos períodos determinados pelo Conselho Nacional de Justiça”, informou.

A defensora pública aposentada, Aspásia Cristina Dias Soares, conciliadora há cerca de seis anos, disse que o encontro foi positivo. E destacou a importância do contato com a parte, um dos assuntos tratados. “Entramos em acordo sobre as formas de atingir as partes do processo. Foi muito proveitoso”.

NUPEMEC

O Nupemec trabalha com os métodos consensuais da conciliação e a mediação para solucionar e prevenir conflitos na Justiça. Tem como função implantar uma cultura de paz na sociedade. O núcleo foi instituído por meio do provimento n° 03/2011 e da portaria n° 281/2011, em virtude da Resolução n°125 do CNJ, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos.