Conteúdo da Notícia

Nova era: com foco na tecnologia disruptiva e na criatividade, Laboratório de Inovação do TJCE será lançado no dia 17

Ouvir: Nova era: com foco na tecnologia disruptiva e na criatividade, Laboratório de Inovação do TJCE será lançado no dia 17

O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) será lançado nesta sexta-feira (17/07), a partir das 14h, na abertura do Seminário “Inovação. Eficiência. Sustentabilidade”. A programação do evento ocorrerá de forma totalmente virtual, com transmissão ao vivo no canal oficial do Poder Judiciário cearense no YouTube.

“Esse laboratório é de extrema importância para o desenvolvimento das soluções necessárias ao constante aprimoramento da gestão pública, pois é um espaço onde podemos discutir os problemas, desenvolver ideias e soluções, além de ferramentas típicas do processo de inovação”, destaca o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, que conduzirá o evento.

O magistrado lembra que o Judiciário vem passando por evoluções marcantes, especialmente nos últimos dez anos. “Vamos fazer uma análise retrospectiva do início do século XX até os nossos dias. A princípio, o que nós tínhamos eram autos em papel, escritos a bico de pena, depois caneta. Tivemos um salto tecnológico com surgimento da máquina de escrever. Em seguida veio o computador, que permitiu que você trabalhasse de forma mais rápida, mas o processo era o mesmo, com cadernos de papel. Entramos num processo vertiginoso de evolução na última década, quando saímos do meio físico para o digital”.

VANTAGENS
Aumento da produtividade, segurança e qualidade da informação, além da possibilidade de trabalhar de qualquer lugar estão entre as principais vantagens do processo eletrônico na opinião do presidente. Ele ressalta que tudo isso tem possibilitado a manutenção do trabalho da Justiça cearense mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, com a implantação do TeleTrabalho como regime obrigatório e a realização de audiências por videoconferência, por exemplo. E o objetivo é continuar utilizando a tecnologia para uma melhor prestação dos serviços, rompendo barreiras e promovendo a consolidação de uma nova era no Judiciário cearense.

“O que queremos é trabalhar disrupção e inovação, criatividade e colaboração, tudo junto, num verdadeiro ambiente de desenvolvimento, de novas soluções tecnológicas, o que turbinará o desenvolvimento do Tribunal de Justiça do Ceará. E, pra isso, nós queremos e necessitamos da participação de todos neste evento”, convoca o desembargador.

Após o lançamento do Laboratório de Inovação, o público poderá acompanhar o seminário, que ocorrerá durante toda a tarde. Veja aqui a programação completa.